Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

História

Os 200 anos da mais antiga comunidade judaica do Brasil


 
Foi a ousadia de Napoleão ao império português, que obrigou uma atitude drástica da coroa em Lisboa. Mais que a fuga para o Brasil, a mudança da corte representou finalmente, o nascimento do país para a comunidade internacional.

Explica-se. Até 1808, o Brasil vivia como em 1500. Portugal controlava todos os meios de produção, a economia passava obrigatoriamente pelos cofres de Lisboa e a colônia era inalcançável.

D. João VI, impelido pela necessidade de manter os luxos deixados no velho continente, seguiu rigidamente a orientação inglesa, que patrocinou a fuga e agora cobraria a conta. Essa abertura dos portos, somada a liberdade religiosa, é que motiva a primeira grande imigração judaica para a Amazônia Brasileira.

Vindos do Marrocos espanhol, no norte da África, comerciantes buscavam especiarias e introduziram uma maneira peculiar de negócios. Deixavam manufaturas como pagamento do que foi colhido na floresta, isso bem antes do ciclo da borracha.

É essa saga de pioneiros da grande epopéia histórica, a Imigração Judaica para a Amazônia, que este ano comemora 200 anos de seu início.

A borracha na segunda metade do século XIX estimulou o sonho de riqueza fácil. Cerca de 1000 famílias oriundas dos “mellahs” do Marrocos, deixou profundas raízes, em hábitos... sobrenomes... etc

Toda a programação desta data está disponível no Portal Amazônia Judaica - www.aj200.com – através do projeto "200 Anos da Presença Judaica na Amazônia" que vai divulgar todas as atrações previstas para 2010 em comemoração a esta importante marca histórica dentro do contexto regional e nacional.

O bi-centenário acontece no momento em que o Congresso Nacional sanciona Lei que estabelece o Dia Nacional da Imigração Judaica – dia 18 de março.

Mais informações sobre os 200 anos dos judeus na Amazônia:

David Salgado
Sderot Itzchak Rabin 21/6 – Modiin – Israel
Skype: davidsimoneishaiurielsime
Fones: 00xx 972 525634934 – 00xx 972 26256230

Elias Salgado
Rua Almirante Tamandaré,41/1105- Flamengo- Rio de Janeiro
Cep.: 22210-060
Skipe: elias salgado

Fones: (21) 2225-5618 – (21)9131-0253
Email: elmaleh@terra.com.br

Email: portal200anos@gmail.com
Portal:
www.aj200.com  

Mais Sobre História

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”.