Quinta-feira, 2 de outubro de 2008 - 12h14
O abandono da Memória Histórica de Porto Velho, e do próprio Estado, foi tema da entrevista desta sexta-feira, 2, data da criação do município, pela professora e historiadora Yeda Borzacov, ao apresentador da TV-Allamanda Francisco Matias, também historiador.
Ela propôs que a Prefeitura crie um Conselho Cultural do município, "mas sem que seus membros sejam indicados por interesses políticos", fez questão de ressaltar na entrevista ao programa Allamanda Hoje.
Dentre outras questões levantadas pela entrevistada, ela lembrou que, a mando do governador Jorge Teixeira, chegou a ir a vários locais fora de Rondônia arrebanhar materiais do acervo da Madeira-Mamoré e que tinham sido levados por pessoas que trabalharam em Porto Velho e já tinham ido embora.
Num dos casos, Yeda Borzacov citou que houve a devolução, mas o pagamento do transporte da peça ficou por conta do governo rondoniense. A historiadora também denunciou roubo de peças do museu da EFMM que estão num depósito, e que, afirmou, seria de responsabilidade da Marinha. O inquérito, frisou, está na Polícia Federal.
A CAÇAMBA
Yeda Borzacov, também presidente do Instituto Histórico e membro da Academia de Letras, levantou suspeitas de manipulação num dos fatos históricos da política rondoniense, quando partidários de Aluízio Ferreira (cutubas) foram acusados de jogar uma caçamba sobre os participantes de um comício dos adversários (peles-curtas).
Ela lembrou que, na época, quem ganhava a eleição ficava com todo o poder. "Os peles-curtas ganharam, o Aluízio não tinha mais qualquer poder, e o inquérito que instalaram deu em nada", disse a historiadora.
Fonte: Lúcio Albuquerque
A ex-prefeita e ex-deputada estadual Mileni Mota estreia como autora solo com o livro Entre Ninhos: a história de uma menina que venceu, publicado p
50 Anos da Biblioteca Francisco Meireles: História, Cultura e Inclusão em Porto Velho
Há meio século, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles consolidou-se como um ícone de aprendizado, cultura e inclusão em Porto Velho. Mais do que
Jubileu de Ouro: Biblioteca Municipal comemora 50 anos de história em Porto Velho
Há meio século, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles se tornou um símbolo de aprendizado, cultura e inclusão para Porto Velho. Mais do que um
No Dia do Escritor, conheça o livro que retrata 40 anos do Poder Legislativo de Rondônia
No Dia Nacional do Escritor, celebrado em 25 de julho, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebra não apenas a literatura, mas também a me