Porto Velho (RO) domingo, 17 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

História

Diário da Amazônia festeja 14 anos


Com uma edição especial, o  jornal Diário da Amazônia comemora hoje seu 14º aniversário de fundação. Empreendimento do Grupo Eucatur, pertencente aos empresários Assis e Aci Gurgacz, o rotativo teve na primeira direção o falecido jornalista Emir  Sfair e Valdir Costa, hoje nos quadros da Folha de Rondônia.
A classe jornalística lembra da sua inauguração como se fosse ontem:  as autoridades e o parto de uma nova proposta. Era o primeiro diário totalmente informatizado na aldeia obrigando a concorrência a se espichar nos anos seguintes para acompanhar a nova tendência.
Ainda nos anos 80 já era intenção do empresário Assis Gurgacz entrar na área de comunicações. Só foi possível nos anos 90 quando encontrou o parceiro certo para o empreendimento, o jornalista Emir Sfair, diretor do jornal O Paraná de Cascavel, que convocou Valdir Costa pra tocar o projeto adiante. Depois vieram a Rádio Alvorada e a Rede TV, hoje todos integrantes do Sistema Gurgacz de Comunicação –SGC.
A primeira redação do Diário da Amazônia foi uma pequena sala cedida pelo Bedin na antiga Eucatur, onde foi edificado o prédio da rede SGC, na avenida Calama, Bairro Liberdade e onde este rotativo vai se transferir em breve. Lá, o Valdir Costa (Editor) tratava das primeiras matérias e das contratações para o novo jornal. Mauro Sfair, filho de Emir se ocupava das reformas do prédio comprado.
Ao mesmo tempo  gentedeopinião destaca a  famílía Gurgacz pelo sucesso do empreendimento, nos congratulamos com a nova geração de jornalistas, que ao lado de veteranos talentos como Ildefonso Valentin e Ana Aranda (da primeira equipe), com  superintendente Sérgio Demoni, o editor Robinson de Oliveira, demais diretores e quadro de funcionários que tem a missão de levar a frente uma proposta inteiramente voltada as bandeiras regionais. Vida longa Diário!
Fonte: Carlos Sperança/gentedeopinião

Mais Sobre História

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”.