Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

História

Chico Mendes recorreu até ao Papa para salvar a floresta e os seringueiros



Na sua luta contra a ditadura, a Polícia e os fazendeiros, o seringueiro e sindicalista Chico Mendes apelou até ao Papa, para quem enviou em 1980 um abaixo-assinado dos trabalhadores acreanos denunciando a derrubada da floresta e os assassinatos e as perseguições que eles estavam sofrendo no estado.

Cópia deste abaixo-assinado foi enviado por Chico Mendes em uma das muitas cartas que escreveu para o colega sindicalista aposentado João Rocha, então diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas (SP), a quem o sindicalista acreano conheceu quando esteve no município paulista em 1980 proferindo palestra sobre a sua luta em favor da floresta, a convite das Comunidades Eclesiais de Base, da Igreja Católica. 
Dando sequência à série Cartas de Chico, o jornal Página 20 publica mais duas cartas enviadas por Chico Mendes ao colega paulista, hoje com 68 anos, e atual presidente do PT de Caraguatatuba (SP), que enviou recentemente cópias das sete cartas que recebeu do xapuriense, entre 1980 e 1983, para o senador Tião Viana (PT-AC), pedindo que elas fossem publicadas. 
Na carta datada de oito de agosto de 1980, Chico Mendes relata o assassinato de Wilson Pinheiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, que rendeu ao sindicalista e ao então metalúrgico e hoje presidente Lula - que esteve naquela época naquele município - processos baseados na Lei de Segurança Nacional, que foram arquivados apenas há poucos anos. 
Chico informa que após a morte de um capataz, os fazendeiros preparavam-se para “mandar matar vários líderes sindicais”, entre os quais ele próprio, além de alguns padres e o bispo Dom Moacyr Grechi. Na outra carta, de quatro dias depois (12/08/1980), assinala que o clima no Acre continua de guerra civil, com quatro trabalhadores sendo torturados pela Polícia, que matou um seringueiro por este ter matado o seu patrão. Chico Mendes também informava sobre sua grande satisfação da criação do PT em todo o Acre. Veja, nesta página, a íntegra de mais duas cartas jamais publicadas de Chico Mendes, cujo assassinato completou ontem 21 anos.
Xapuri, em 08-08-80

Companheiro João, recebi o jornal ontem. 

João, as coisas aqui esquentaram muito com a morte do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia (Wilson Pinheiro). 

Todos os trabalhadores do Acre estão dispostos a dar continuidade na luta pela defesa da terra. Um fazendeiro foi morto. Após a morte do líder sindical, vários trabalhadores foram presos e 4 deles torturados pela Polícia, demonstrando assim de que lado estão e até agora não se sabe quem foi o autor da morte do Wilson Pinheiro.

Segundo informações, os empresários preparam-se para mandar matar vários líderes sindicais, inclusive o bispo Dom Moacyr, alguns padres e o vereador Chico Mendes. João, isso não nos intimida. Nossa luta continua. Segue alguns recortes de jornais.

Um forte abraço do amigo de sempre, Francisco Mendes Filho.       

Fonte: Página 20/ Romerito Aquino

Mais Sobre História

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”.