Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

História

07 DE JANEIRO DE 2012 - 80 ANOS DE COLÉGIO DOM BOSCO


07 DE JANEIRO DE 2012 - 80 ANOS DE COLÉGIO DOM BOSCO - Gente de Opinião

Há exatamente 80 anos atrás nascia o Colégio DOM BOSCO de Porto Velho, o que significa visualizar uma história de amor-caridade, onde os jovens são os primeiros destinatários desse “coração” de Dom Bosco nesta parte da Amazônia.  Clique AQUI e reveja reportagem de Anísio Gorayeb, exibida em 2010 no programa Viva Porto Velho sobre o Colégio Dom Bosco.

A história do Colégio Dom Bosco está atrelada á história de Porto Velho a partir das três primeiras décadas do século XX particularmente no campo da Educação, época em que eram muitas escassas as ofertas dos serviços educacionais, onde estava tudo por fazer e a cidade parecia isolada dos grandes centros. Os meios de comunicação e de transportes eram muito limitados. A cidade, na verdade, parecia gravitar em torna da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A origem do Colégio Dom Bosco remonta aos anos de l932. Ele surgiu inicialmente como um modesto curso noturno de alfabetização para jovens nas instalações da então Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Precisamente este curso começou no dia 07 de janeiro do referido ano. Não foram poucas as dificuldades para esse empreendimento, mas foram superados pelo zelo e ardor apostólicos dos primeiros salesianos que aqui doaram a suas vidas como o Pe. João Nicoletti e o Pe.Ângelo Cerri.

No dia 25 de junho de l945 foi começada uma nova construção do Colégio Dom Bosco que funcionaria também como escola agrícola. Esta construção é a atual Faculdade Católica de Porto Velho. A sede definitiva do CDB foi erguida, em anos posteriores, na Rua Almirante Barroso, onde ele se encontra atualmente e é dirigido pelo padre Salesiano, Jefferson Luis.

O Colégio Dom Bosco, não envelhece, ele continua a sua história de parceria com os jovens, acompanha a sua evolução, seus desafios e suas interrogações. Somos um Dom Bosco que caminha com os jovens e com os tempos, fazendo parte da sua vida, do seu crescimento, dando-lhes forças nas horas de fracasso e vibrando com o seu sucesso.

As festividades dos 80 anos, ocorrerão durante todo o ano, com ênfase para o mês agosto, no qual esta sendo preparado uma programação especial, que pretende reunir aqueles que fizeram parte da construção desta grande história.

Fonte: David Mourão
 

Mais Sobre História

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Iniciadas as gravações para o Museu da imagem e do Som do Cremero

Começaram na manhã desta terça 27 as gravações para o Museu da Imagem e do Som do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), que

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Por dentro da história: Diálogo é apontado como fator primordial na Assembleia Constituinte em 1983

Os deputados constituintes de Rondônia eleitos em 1982 assumiram em 1983 diante de um clima tenso, e o diálogo foi fundamental nesse contexto. A par

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

Fecomércio/RO parabeniza Estrada de Ferro Madeira Mamoré pelos 107 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) parabeniza os 107 anos de existência da Estrada de Ferro Mad

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

Palestra sobre história de Rondônia será ministrada na Reitoria do IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia sediará na próxima sexta-feira (19) a palestra “RONDÔNIA: história e curiosidades”.