Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Vereadores e presidentes de Câmaras Municipais visitam a UHE Jirau


 
Presidentes de Câmaras Municipais de Rondônia, vereadores de todo o Estado e a senadora Fátima Cleide realizaram, nesta sexta-feira, 08, uma visita a Usina Hidrelétrica Jirau para conhecerem a dimensão do empreendimento e entender todas as fases da obra. A visita foi promovida Energia Sustentável do Brasil – concessionária da Usina Jirau - que entende a necessidade de envolver e informar toda a sociedade sobre os procedimentos adotados na construção.
 
A visita foi uma excelente ocasião para que os parlamentares verificassem o desenvolvimento da obra, além de ser oportuno para que os representantes da Energia Sustentável do Brasil pudessem esclarecer os cuidados que a empresa tem com o meio ambiente e ressaltar o aquecimento da economia local. Os visitantes foram recepcionados por Normando Lira, Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil, que explicou a importância da Usina Jirau para Rondônia e Brasil e respondeu aos questionamentos, com destaque para as questões ambientais e sociais. “A Usina Jirau terá o menor impacto ambiental em obras desta magnitude na história da construção de hidrelétricas no Brasil”, ressaltou. “E há um esforço sincero da Energia Sustentável do Brasil em cumprir todas as compensações”, pontuou Normando.

Além da explicação sobre as questões sociais e ambientais do empreendimento, os visitantes foram informados sobre a construção, segurança, contratação de mão-de-obra e a importância do Sistema de Integração Nacional. “Com a utilização da energia que será gerada em Rondônia nunca mais teremos falta de energia no país”, explicou Luiz Américo Rogo, Gerente Executivo de Jirau.

Os vereadores demonstraram interesse e estiveram atentos a todos os detalhes. “Acho, inclusive que pode ser feita uma reunião dessas na minha cidade para explicar para a população os benefícios e nos informar como poderemos ser fornecedores. Lá existem muitos produtores de hortifrutigranjeiros”, sugeriu Márcio Aparecido, vereador de Rolim de Moura.

Já a senadora Fátima Cleide falou da importância política da visita dos parlamentares à obra. “Essa é uma das principais obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e, portanto, deve ser acompanhada pra que nossos representantes repassem um posicionamento real e imediato para a população”, destacou.


Pólo Jirau

Antes de conhecerem o canteiro de Obras, os vereadores de Porto Velho conheceram o Pólo Jirau de Desenvolvimento, local onde estão sendo construídas 1600 casas que vão abrigar moradores de Mutum Paraná - interessados em se mudar para o local - e os profissionais que trabalham no empreendimento. “Percebemos que haverá desenvolvimento local e atendimento às pessoas atingidas. Antes víamos técnicos de um lado e moradores do outro e hoje ficamos informados que vão morar todos juntos, sem distinção. É a democracia se cumprindo. O que é bom devemos ressaltar na hora”, elogiou a senadora Fátima Cleide.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)