Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

USINAS DO MADEIRA: Estatais buscam parceiros para leilão


Sabrina Craide - Agência Brasil
Brasília - Quatro das seis subsidiárias da Eletrobrás confirmam participação no leilão para construir a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia.
Além de Furnas, que irá participar da disputa em consórcio com a empresa Odebrecht, já confirmaram interesse as empresas Eletronorte, Eletrosul e Chesf. As três publicaram consulta pública para anunciar a intenção de formar parceria para o leilão.
Segundo o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, cinco empresas manifestaram interesse em participar do leilão com a subsidiária da Eletrobrás. A parceira escolhida, diz ele em entrevista à Agência Brasil, terá 51% da sociedade.
Nove grupos manifestaram em participar do leilão em parceria com a Eletrosul, de acordo com a empresa. Mas, de acordo com o diretor de gestão administrativa e financeira da empresa, Antônio Vituri, apenas três têm condições de entrar no consórcio como majoritárias, como estabelece a legislação. As entrevistas com as empresas já começaram e a definição deve sair na segunda-feira (17).
A Eletronorte confirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que publicou a chamada pública informando o interesse da empresa em participar do leilão e em convidar parceiros para participar da disputa. No entanto, a empresa não informa o resultado da consulta nem dá mais informações sobre a participação. “A partir de agora, todas as informações são estratégicas e boa parte delas sigilosas”, informou a assessoria, por e-mail.
A Eletrobrás não está se manifestando sobre a participação no empreendimento. Mas, segundo a assessoria de imprensa, a empresa avaliza a participação das subsidiárias no leilão.
O leilão da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, com potência prevista de 3.150 megawatts, foi marcado para 30 de outubro. A disputa para construir a Usina de Jirau deve ser feita no começo do ano que vem.
Ainda não há data confirmada para o edital da licitação de Santo Antônio, que estava previsto para ser publicado no dia 5. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aguarda o encaminhamento de duas portarias pelo Ministério das Minas e Energia para publicar o edital. Segundo o Ministério, as portarias que definem a sistemática e as diretrizes do leilão foram colocadas em consulta pública e o resultado ainda está em análise pelos técnicos do órgão.
As duas usinas somam 6.450 megawatts de potência prevista, aproximadamente metade da potência de Itaipu, a usina mais potente do país, e 8% da demanda nacional, segundo cálculo do governo.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)