Porto Velho (RO) domingo, 5 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Raupp e Marinha participam do lançamento das obras de concretagem de Sto Antônio


 

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO)  e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) estarão, nesta sexta-feira (17), no canteiro de obras da Usina de Santo Antônio, a partir das 10h da manhã para acompanhar o lançamento da primeira camada de concreto da referida  usina.

A concretagem será feita na casa de força da margem direita do rio Madeira, e esta ação pode inclusive antecipar para 2011, o início das atividades da usina que pelo cronorograma inicial deverá estar operando, em dezembro de 2012.

Ao comentar a primeira etapa de concretagem, o senador  disse que  construção das usinas de Santo Antõnia e de Jirau  tem um significado especial  por que  foi  no  período em que era governador do estado de  Rondônia  que foram iniciados os  estudos preliminares visando à implantação das hidrelétricas. "Quando governador solicitei a realização de estudos  de viabilidade técnica  as Centrais Elétricas de Rondonia (CERON)", disse o senador  ressaltando que o projeto final foi realizado por uma empresa especializada do Rio de Janeiro.

Com o projeto finalizado,  os técnicos da Ceron, empresa de energia àquela época pertencente ao estado e hoje integrada à Eletrobrás, em parceria com os técnicos de Furnas, deram prosseguimento aos estudos de viabilidade técmica, informou.

Em 2003, quando assumiu o Senado Federal, Raupp deu prosseguimento a sua ação em busca de tornar realidade a obra que vai interligar a região norte ao sistema elétrico nacional. No dia 12 de março de 2003  fez o primeiro discurso da tribuna do Senado  em defesa da construção das hidrelétricas, quando registrou a importância da energia para o crescimento econômico do estado.

Disse o senador que com a implantação das duas usinas,  o suprimento energético das regiões norte, centro-oeste e do nordeste estará assegurado.

Também, em Brasília, o senador entregou o projeto das usinas ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; a ministra Dilma Roussef (à época nas Minas e Energia) e aos presidentes da Eletrobrás e do IBAMA.

Fonte: Ribamar Rodrigues
 

 

 

 

 

 

Mais Sobre Hidrelétricas do Madeira

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da