Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Light considera adequado preço da energia em leilão


RIO - O presidente da Light, José Luiz Alquéres, não considerou baixo o preço de R$ 78,87 por MWh obtido no leilão da usina hidrelétrica de Santo Antônio, que será construída no rio Madeira e começará a gerar energia em 2012. Segundo Alquéres, o valor está em linha com estudo realizado pela Eletrobrás em 1995, que apontava para um preço ao redor de US$ 35 por MWh.

" Doze anos depois, isso se configurou, se levarmos em conta a perda do valor aquisitivo do dólar " , ressaltou Alquéres, lembrando o estudo " Plano 2015 " , realizado nos anos 90 pela Eletrobrás.

Segundo Alquéres, o preço da energia que será vendida pela usina de Santo Antônio é adequado a um país que precisa de preços competitivos do insumo para a cadeia produtiva. " Acho que o preço remunerará os investidores, os construtores, os fabricantes de equipamentos e permitirá que todos os requisitos ambientais sejam atendidos, disse Alquéres, que participa hoje do seminário " A Megalópole Campos - Juiz de Fora -Campinas " promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da Light, a empresa estuda a compra de parte dos 30% de energia a ser produzida pela usina de Santo Antonio e que será destinada ao mercado livre, através de sua comercializadora Light Esco.

Além disso, Alquéres revelou que a participação da Light no consórcio de Jirau, a segunda hidrelétrica do complexo do Madeira, que deverá ser leiloada no ano que vem, não é provável, mas não está descartada. Na visão do executivo, os preços da energia gerada por Jirau devem ficar em patamares semelhantes ao de Santo Antonio, já que as usinas compartilham parte da mesma estrutura.

A usina de Santo Antonio começará a operar em 2012 e atingirá plena carga quatro anos depois, quando deverá gerar 3,15 mil megawatts. Já a usina de Jirau, terá capacidade de 3,3 mil megawatts, com início de fornecimento previsto para 2013.

Fonte: Valor Econômico

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)