Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

JIRAU: Minc diz que licença para a Usina de Jirau deve sair amanhã



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (Clique e assista vídeo no Opinião TV), disse hoje (2) que a licença de instalação para a Usina Hidrelétrica de Jirau deve sair até amanhã (3). Ao sair de uma reunião com representantes da Casa Civil, da Eletrobrás e do governo de Rondônia, Minc disse que as negociações em torno das reservas ambientais já estão resolvidas.

Segundo Minc, serão criados dois parques nacionais em Rondônia, um de 130 mil hectares e outro de 180 mil hectares próximo ao Rio Madeira. Além disso, a Floresta Nacional Bom Futuro terá uma área de cerca de 70 mil hectares que será transformada em área de preservação estadual. Em outro trecho de 70 mil hectares será criada uma floresta estadual para uso sustentável, que funcionará como reserva legal.

O ministro explicou que ainda faltam acertar detalhes sobre o valor das compensações a serem repassadas ao estado de Rondônia para atenuar os impactos sociais da construção da usina. Esse assunto continua sendo tratado por representantes do governo e da concessionária Energia Sustentável, responsável pela obra.

Minc (Clique e veja vídeo n Opinião TV) voltou a comentar as denúncias da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) contra ele por crime de responsabilidade. “Existe um pequeno problema, porque o presidente do Brasil é o presidente Lula. Se a presidente fosse a Kátia Abreu, nós não teríamos a Bolsa Família, teríamos a Bolsa Latifúndio”, brincou Minc.

Em relação à sua manutenção no governo, o ministro disse que isso quem decide é o presidente Lula. “Ele já resolveu que me quer até o fim do governo", disse, lembrando que o presidente irá à Bahia nesta semana assinar atos de destinação de diversas unidades de conservação ambiental.

Minc também comentou que existem divergências com ministros da área de infraestrutura em alguns casos, mas que elas são arbitradas pelo presidente Lula.
 
Sabrina Craide
Agência Brasil

Mais Sobre Hidrelétricas do Madeira

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da