Porto Velho (RO) segunda-feira, 3 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Carlos Minc promete para a próxima semana licença definitiva de instalação de Jirau



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou hoje (14) que a licença de instalação definitiva da Usina Hidrelétrica de Jirau sairá na próxima semana. A usina será construída no Rio Madeira, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas.

Carlos Minc disse que, na próxima semana, irá a Rondônia se reunir com o governador do estado, Ivo Cassol. O governador propôs recentemente uma permuta ao governo federal para que a instalação da Usina Hidrelétrica de Jirau possa ser viabilizada pelo governo do estado.

Cassol quer que o governo federal regularize a situação de cinco mil famílias que estão assentadas há mais de 15 anos em uma área de preservação ambiental federal. Em troca, propõe ceder ao Ministério do Meio Ambiente uma reserva estadual.

Após se reunir na semana passada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governador de Rondônia foi questionado sobre o que aconteceria se a permuta não for realizada. Cassol respondeu: "Aí, também não sai Jirau".

O ministro Carlos Minc disse, no entanto, que as famílias permanecerão em parte da reserva, assim essa questão não irá interferir na construção de Jirau. "O estudo é sólido, é uma boa hidrelétrica, e se você não fizer energia renovável, vamos fazer mais centenas de térmicas a óleo e carvão e a matriz energética fica mais suja", disse o ministro.

Sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Carlos Minc informou que as audiências públicas para discutir o licenciamento ambiental devem ser iniciadas em julho, e que o leilão para construção da hidrelétrica está previsto para outubro.

Yara Aquino
Agência Brasil

Mais Sobre Hidrelétricas do Madeira

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da