Quarta-feira, 18 de setembro de 2024 - 16h04
Saudações econômicas a todos os meus
amigos e amigas, colegas profissionais liberais, aos leitores da minha coluna no
GENTE DE OPINIÃO que me acompanham desde 2.016 quando procuro colaborar com os
temas sociais, políticos, econômicos e relevantes para o desenvolvimento da nossa
amada Amazônia.
Nasci na década de setenta no estado do
Maranhão, faz parte da Amazônia legal - fui estudar e morar na praia, cidade de
Fortaleza e depois já casado e com a idade de 22 anos mudei para Porto Velho,
capital do estado de Rondônia onde estamos bem instalados desde 1994.
Em 2.024 eu e minha família vamos
completar 32 anos de Rondônia, e nesse período, eu, particularmente tenho pesquisado
e aprendido muito sobre essa economia de fronteira que acontece por aqui por
meio da interação humana nas BR 364 e 319 – sim apesar de muita gente não
apoiar a reestruturação da rodovia federal BR 319, ela existe e por cinco meses
liga Manaus a Porto Velho.
Quero deixar mais uma vez um registro
de produção literária de minha lavra. Entre os anos de 2.018 e 2.023 consegui,
com o apoio e a ajuda de vários amigos, familiares e de empresários locais e de
São Paulo, preparar e lançar quatro obras onde falo sobre assuntos relacionados
com o desenvolvimento econômico e social no Brasil, na região norte, e, lógico
no estado de Rondônia, registrando momentos históricos, ciclos de
desenvolvimento das riquezas aqui localizadas e ainda, prospectando as várias
oportunidades que na verdade estão desenhadas no trajeto da nossa rodovia
federal a BR 364.
Se você ainda não sabia, anote por
favor: a rodovia federal BR 364 foi criada (planejada) em 02 de fevereiro do
ano de 1.960, em meio a uma reunião com os governadores dos estados da região
do norte; o Presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir a então BR-364
ligando Cuiabá a Porto Velho e Rio Branco, abrindo o oeste brasileiro, trecho
que só foi asfaltado nos idos do ano de 1.983.
A construção de uma estrada
ligando Mato Grosso à Rondônia e o estado do Acre era necessária para o
povoamento e a efetiva colonização. Ainda que na época tínhamos a BR rodovia
federal 319 que ligava Manaus e Porto Velho com a transamazônica, essa obra foi
também motivo de orgulho para os planejadores e decisores do desenvolvimento
nacional, era a vez dos sertões e da floresta virgem serem desbravados para a
geração de riquezas e a exploração dos tesouros da região. É dessa época também
a ideia geral de, com essa malha viária pronta, o Brasil alcançar acesso mais
rápido aos portos do Pacífico.
Nesse ponto quero convidar vocês que me
leem e acompanham há mais de oito anos, para conhecer meu livro PROPOSTAS
PARA A REGIÃO DE FRONTEIRA – Edição maio de 2.023 da Rondoforms
Editora e Gráfica aqui da nossa capital, onde abordo o tema do desenvolvimento
regional, desenvolvimento sustentável do agronegócio e a chamada economia de
fronteira.
Essa obra busca alertar as lideranças públicas
(governadores do MT, AC e RO) e as empresas privadas de nossa região para que
ocorra ao longo desses próximos anos dessa década um alinhamento entre os
estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e o Amazonas para o fato que apenas um
projeto de caráter regional com métodos de produção e desenvolvimento
sustentável pode manter e elevar a renda das famílias aqui residentes.
O atual fluxo de mercadorias, bens e serviços ao longo de mais de 4 mil quilômetros dessa rodovia BR 364, permite PIB de valores significativos em sua série histórica desde o ano de 2.002, onde o crescimento do comercio nesses estados citados é visível, mas que requer garantias de manutenção e ampliação para essa geração e outras que virão.
Imagina quando esses estados, essas
empresas operadoras nas diversas cadeias produtivas, derem as mãos com o
governo federal para que também esse fluxo possa ocorrer via BR 319 – ligando
Manaus e Porto Velho e criando ao menos cinco ou seis cidades sustentáveis
nesse eixo de desenvolvimento. Veremos em talvez 10 anos o ordenamento
populacional de 20 ou 430 mil famílias e o incremento de receitas para o Estado
na ordem de mais 30% a 35% dos registrados no exercício fiscal de 2023.
Nos estados do MT, RO e do AC
observamos que em 2.022 a movimentação de cargas nos portos fluviais e a
circulação de caminhões supera os 6 milhões de toneladas de ativos
agropecuários e que o consumo de diesel e os valores de serviços de manutenção
dessa logística toda alcançam a casa dos 8 bilhões de reais. Para se ter uma
ideia, a EMBRAPA anunciou em junho desse ano (2024) que o VBP de Rondônia vai encostar
a marca dos vinte bilhões de reais.
O exercício mental para agentes
públicos e empresários em relação a um projeto de desenvolvimento regional que
ocupe as agendas desses quatro estado e da União, traz diversas possibilidades
de desdobramentos para a agroindustrialização dos produtos já consolidados como
a carne, o leite, os grãos, as frutas regionais, a piscicultura e a produção e
o consumo no mercado andino de oleaginosas, verduras, pequenos animais entre
outros produtos que configuram a vocação do MT, RO, AC e parte do AM em
promover a segurança alimentar nacional e de outros países vizinhos.
Anote mais essa informação sobre o PIB
estadual nos três estados em questão, dados que estão detalhados no meu novo
livro (2.023).
Mato Grosso – PIB (2022) - R$
248,6186 bilhões de reais
Rondônia – PIB (2022) - R$ 62,1320
bilhões de reais
Acre – PIB (2022) - R$ 22,3510
bilhões de reais
Finalizo esse artigo destacando minha sugestão a qual defendo desde meados de 2022.
Precisamos somar os devidos esforços
técnicos, empresariais e políticos nos estados do AM, RO, AC e MT para que um
bom projeto de desenvolvimento regional com base nos fluxos das duas rodovias
federais – BR 364 e BR 319 possa garantir a manutenção dos níveis atuais de
produção e também de ampliação programada com investimentos do governo federal
e desses estados para elevar qualidade de vida, de renda, de ocupação e de
negócios internos e com os países vizinhos, dentro da estratégia de produção
para a segurança alimentar das famílias humanas.
Grandes Cidades têm comunidades de mortos vivos
Estimados leitores dessa minha coluna, esse artigo de hoje dia 02 de junho traz mais um dos vários alertas que tenho publicado; muitas vezes alertas
Eu li ontem na página do senado federal uma matéria extremamente útil e importante para a democracia no Brasil (fiquei motivado e alegre de verdade)
Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos
Caríssimos leitores desta coluna, estamos no mês de maio. Para o mundo católico é o mês de Maria a mãe de Jesus, o Cristo de Paulo (de Deus).Me veio
Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus
Hoje é dia 30 de abril no nosso calendário neste planeta Terra que curiosamente tem muito mais de ¾ da sua superfície envolto em águas salgadas que