Porto Velho (RO) domingo, 8 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Folclore Político

DERROTA DO DR. BENGALA


Quando se fala em Jerônimo Santana e a lembrança vai à década de 70, quando ele era o ‘Doutor Bengala’, campeão de votos no Território e três vezes eleito deputado federal pelo MDB, pode pensar que Santana mandava no seu partido. E que nunca perdera votação interna. é interessante voltar no tempo.
1978. Pela primeira vez o Território terá dois deputados federais. Jerônimo Santana, cacique e cumprindo seu segundo mandato na Câmara em Brasília, tem vaga garantida para encabeçar a chapa do MDB. O partido teria de indicar três candidatos, na realidade só dois já que o ‘Bengala’ era candidato-nato.
Santana chega na reunião do MDB e dá os outros dois nomes: Mário Braga e Walmir Daves de Moraes. O chefe decidiu, está decidido? Engano. Jerônimo já perdera na luta pela Câmara porto-velhense em 76, quando apoiou um grupo e viu seus adversários internos eleitos. Os dele derrotados.
Mas a história aqui é de 78, convenção no velho prédio da Câmara, na ladeira Comendador Centeno, bem no centro da cidade. A ‘ala jovem’ do MDB, formada pela bancada de vereadores de Porto Velho, resolve ir para a briga, coordenada pelo secretário-geral do partido, Enjolras Araújo Veloso.
Leva para a convenção os nomes dos vereadores Abelardo Castro e Paulo Struthos. Jerônimo discursa, cobra fidelidade, promete, critica e ameaça. Nada muda. Final da convenção: ‘Bengala’ perde por 18x8.
Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Folclore Político

Barroso suspende proibição do ensino sobre sexualidade em Palmas

Barroso suspende proibição do ensino sobre sexualidade em Palmas

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, suspendeu os efeitos do artigo 1º de uma lei municipal de Palmas (TO) que vetava o ensino sobre gênero e sexu

Temer edita decreto para confiscar caminhões

Temer edita decreto para confiscar caminhões

“autoriza a requisição de veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais pelas autoridades”

PT discute o vice para rodar o país em nome de Lula: Haddad ou Amorim

PT discute o vice para rodar o país em nome de Lula: Haddad ou Amorim

247 - A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, discute hoje com governadores do PT a nomeação do candidato a vice-presidente para compor a chapa

Polícia faz operação e 7.500 alunos ficam sem aulas no Rio

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Uma operação das polícias civil e militar deixou mais de 7.500 alunos sem aulas hoje (27) no Rio de Janeiro.