Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

TEATRO: O Homem de Nazaré



A peça teatral ao ar livre, organizada pelo Grupo Êxodo, que conta a trajetória de Jesus Cristo, do batismo à ressurreição, já tem data marcada para acontecer. Nos dias 11,12 e 13 de junho a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia será palco da tradicional apresentação "O Homem de Nazaré", que emociona públicos de todas as idades há mais de 30 anos. A direção espera que pelo menos cinco mil pessoas assistam ao espetáculo a cada noite.

A novidade para este ano é que o espetáculo também terá caráter beneficente, pois para assistir a encenação cada pessoa deve levar apenas um kilo de alimento não perecível, que será doado a entidades carentes. A doação dos alimentos será coordenada pela União de Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron), que tem a frente à primeira dama do Estado, Ivone Cassol. Para quem esquecer de adquirir o alimento, haverá um box de um supermercado que venderá os alimentos a preços bastante acessíveis.

"Em função do convênio firmado com o governo do Estado que está investindo R$ 137 mil para que a peça seja realizada, não achamos justo com a população cobrar entrada para o público. É o mínimo que o Grupo Êxodo pode fazer para mostrar a consideração que tem com o recurso público", enfatizou o presidente do grupo, José Monteiro. A prefeitura também deve firmar um convênio no valor de R$ 50 mil, espera o presidente do Grupo.

O valor total conveniado está sendo gasto para a contratação do som, iluminação, confecção de 50% do figurino, recuperação dos cenários, limpeza da área, cenografia, transporte para atores nos ensaios e no dia da peça, alimentação, etc. "Ao todo chegamos a contratar cerca de 100 pessoas, entre pedreiros, carpinteiros, decoradores, maquiadores, costureiras, vigilantes, seguranças, cozinheiras, etc.", explicou Monteiro.

O presidente do Êxodo destaca que o valor dos convênios ainda não cobre todas as despesas da peça, mas em função da dedicação dos atores, da comunidade e da própria diretoria do grupo, "com muita criatividade e apertando bastante, dá para apresentar um espetáculo com qualidade".

Com uma área de quatro hectares, a cidade cenográfica rondoniense conta com 16 cenários, sendo oito naturais e oito construídos, e é classificada pela Embratur como o segundo maior teatro ao céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro. No total, "O Homem de Nazaré" conta com 350 pessoas que atuam na peça e cerca de 150 pessoas que atuam nos bastidores. Há 12 anos a peça é encenada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, distante aproximadamente 15 km da área urbana de Porto Velho. Nos anos anteriores, a peça era encenada em áreas públicas, principalmente em quadras ou praças da capital.

Neste ano a peça "O Homem de Nazaré" conta com o patrocínio do Governo do Estado de Rondônia, apoio cultural da Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron), Prefeitura de Porto Velho, Amazonsat, site Rondoniaovivo.com e Sesc.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)