Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Sustentabilidade Já!


Em 2007, quando o Planeta é sacudido pela forte mensagem  impactante-ambiental com as revelações do Painel do IPCC da ONU, liderado pelo cientista indiano Rajendra Pachauri, e pela difusão do documentário “Uma Verdade Inconveniente“, de Al Gore, a Amazônia brasileira, se posiciona para debater e aprofundar discussões sobre a maior Floresta Tropical do Mundo.

Às margens do Rio Madeira, o maior afluente do Amazonas, um dos maiores da Terra, um grupo de homens e mulheres se reunirá no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Porto Velho (Rondônia), no próximo dia 30 de novembro para oferecer à região, ao Brasil, e, ao Mundo, as conclusões dos Impactos Ambientais na Selva, notadamente, com o anúncio do leilão para l0 de dezembro - da primeira das mega-usinas hidrelétricas, planejadas para tentar evitar o previsível apagão elétrico brasileiro de 2011.

Repercutindo discussões sócio-ambientais de outros congressos internacionais amazônicos, como o Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Rondônia será palco de temas tão variados como o Turismo Sustentável, e a Integração Latino-Americana, a ser proferido pelo secretário-geral da Organização do Tratado dos Países Amazônicos (OTCA), o diplomata colombiano Francisco Ruiz.

Serão analisados nesta plenária, não somente, a Amazônia brasileira, mas, a sul-americana, visto que as questões ambientais são as mesmas da Colômbia, da Venezuela, do Peru, do Equador, e do Brasil.

A Editora ECOTURISMO, experimentada, ao longo de duas décadas, em eventos e workshops sustentáveis e ambientais, tendo liderado movimentos, como o Estrada Já, e Pelas Saídas do Pacífico, apoiando o Usinas Já, encampa, também, o “Gasoduto Já”, outro anseio da sociedade local, por que quem tem história, tem passado, presente e futuro.

Para sustentar os Anais da Carta de Rondônia, que serão extraídos deste conclave internacional, que discutirá temas como agroenergias renováveis, biodiesel, e  etanol, com a conferência sob a batuta do doutor Roberto Rodrigues, subchefe da Casa Civil da presidência da República, e uma das maiores autoridades neste temário, de curial importância para o Estado, que, por estar na Amazônia, tem restrições, por  exemplo quanto ao plantio de cana-de-açúcar.

A questão energética do Complexo do Madeira, e as suas repercussões para a sociedade local e regional, serão proferidas em conferencias pelos engenheiros José Bonifácio, da empreiteira Odebrecht, e João Canellas, da Camargo Correa, posto que,  são as principais concorrentes ao leilão, já anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O PAC, e suas influências serão regidos por Julio Miragaya, uma das lentes do  Ministério da Integração Nacional, com expectativa da vinda da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, que já está agendando visita para a capital rondoniana.

O módulo de fechamento dissertará sobre as Alternativas Energéticas do Gás de Urucu, tese defendida pelo engenheiro Paulo Andrade, diretor da Rongás, e um dos principais nomes neste segmento, com sua vasta experiência de Petrobrás.

Significativos debatedores intervirão nas palestras; entre eles, Ivo Benitez, subprocurador-geral de Justiça do Estado de Rondônia; Euzébio Guareschi, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), além., de  deputados, senadores, ministros, empresários de todos os portes, prefeitos, estudantes de todos os níveis, que - inscritos com gratuidade - obterão Certificado de Participação, válido como atividade complementar curricular.

No encerramento, a entrega do Prêmio Ecoturismo e Agroenergias Renováveis-2007, para ícones como Norberto Odebrecht, Luiz Inácio Lula da Silva, Armando Monteiro, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e outros nomes que foram indicados, e aguardam confirmação dos cerimoniais.

Paralelamente, ao evento, ocorrerá uma exposição, dos apoiadores, e patrocinadores desta rodada de Sustentabilidade Ambiental para Rondônia e para a Amazônia Legal.

 

Inscrições

pelo site  www.revistaecoturismo.com.br -

pelo e-mail ecoturis@terra.com.br - ou

pelos telefones:  69 9249-l2l0 (Amazônia) -

ou  l3 3223-9650 (Sudeste)

 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)