Segunda-feira, 26 de novembro de 2007 - 14h35
Será no próximo sábado, dia 1º de dezembro a entrega da premiação do 4º Prêmio Sinjor de Jornalismo, no auditório do SENAC, às 20h. O concurso entre os profissionais que atuam na imprensa em Rondônia é realizado pelo Sinjor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais) e pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Quarenta e cinco matérias estão concorrendo a R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), além de um troféu a cada vencedor, distribuídos nas seguintes categorias: jornalismo impresso, tele jornalismo, rádio jornalismo, foto jornalismo, charge e meio ambiente.
A presença de profissionais que trabalham em veículos no interior do estado bateu recorde em 2007. Há nove matérias vindas dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Espigão d´Oeste. As demais são de Porto Velho. Com tema livre, mas que versam sobre temas abordando aspectos e peculiaridades de Rondônia, elas veicularam entre 15 de outubro de 2006 e 30 de outubro deste ano. Antonio Queiroz, Ademilde Correa, Eliênio Nascimento, Marcelo Gladson, José Hilde, Pollyana Woida, Luiza Archanjo, Nelson Townes, Emanuela Palma, Wagna Vieira, Simone Norberto, Sérgio Gomes, Marcela Ximenes, Alisangela Lima, Toni Francis, João Zogbhi, Eleni Caetano, Ésio Mendes, Juliana Bandeira, Roni Carvalho, Silvio Santos, Cristian Menezes, Luizinho Carvalho, Paulo Henrique dos Santos e Luiz Martins são os profissionais que estão disputando os prêmios. Todos estão regularizados na Delegacia Regional do Trabalho com os registros profissionais da categoria e são sindicalizados, conforme o Regulamento do concurso.
O principal objetivo da competição é estimular o desenvolvimento da imprensa rondoniense. Neste ano, o evento contou com o patrocínio do IMM (Instituto Matheus Moraes) e da BrasilTelcom e com o apoio da CERON (Centrais Elétricas de Rondônia); Oana Publicidade; Externa Comunicação; Governo do Estado e Assembléia Legislativa.
“O premio já é uma referência no meio jornalístico. Ele valoriza nossos profissionais e eu não poderia deixar de contribuir com este evento”, disse o presidente do Instituto Matheus Moraes, Roberto Kuppé. Jornalista nascido em Rondônia, ele considera “uma obrigação” a participação no Prêmio Sinjor. Para Leonel Durães Ferreira, Diretor Institucional da BrasilTelecom, empresa que apóia o Prêmio desde a sua primeira edição, “ acreditamos que este seja o caminho para valorizarmos os melhores profissionais, que atuam na produção da informação com ética, profissionalismo e responsabilidade social. Não tenho dúvida de que a parceria com o sindicato serve para demonstrar o reconhecimento pela competência e qualidade do jornalismo praticado em Rondônia.”
Avaliação
Os membros da Comissão Julgadora estarão reunidos nesta semana durante dois dias e só serão revelados no instante da premiação como feito nas edições anteriores. A coordenação desta comissão tem sido, em geral, de um jornalista atuante em outro estado. Na primeira edição foi o jornalista e professor da Universidade Federal do Acre, Francisco Moura Dandão; na segunda, o diretor do Departamento de Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem da Fenaj, repórter cinematográfico, Raimundo Afonso. No terceiro julgamento participaram os jornalistas Rodrigo Pacheco, que trabalhou muitos anos no jornal Alto Madeira, e Luiz Brito, fotógrafo premiado, inclusive, internacionalmente. Profissionais de outras instituições, Universidade Federal de Rondônia, OAB, CREA e Ministério Público também têm integrado a comissão responsável pelo julgamento das matérias.
“Não bastasse o dia-a-dia estimulante e a grande concorrência de veículos que temos em Rondônia, o prêmio cumpre seu papel. Alguns profissionais já declararam que antes e depois da produção de suas matérias pensam em concorrer com aquele trabalho. Com isso, todos ganham: o público, os veículos e os jornalistas”, afirmou o presidente do Sinjor e coordenador da Comissão Organizadora, Marcos Grutzmacher, repórter fotográfico.
A quarta edição teve lançamento em agosto na Capital e em setembro em Ariquemes, Ji-paraná e Jaru e Cacoal. “Todos os colegas e seus familiares estão convidados para no próximo a sábado participar da festa e aplaudir os vencedores. Na semana passada os convites começaram a ser entregues, temos enviado e-mails aos jornalistas. Nesta semana vamos às redações chamando para o nosso encontro. A festa é nossa”, disseram Júlio Aires e Miro Costa que também integram a Comissão Organizadora.
O auditório do SENAC fica na rua Tabajara, 529, bairro Olaria, ás 20h. Qualquer informação poderá ser obtida na sede do Sinjor ou pelo telefone 3224.3782.
PRÊMIO SINJOR DE JORNALISMO
• 2004
Jornalismo impresso Jairo dos Santos O distrito, a construção da BR 29 Revista Ji-Paraná
e a caravana Ford
Tele jornalismo Cléo Subtil Cidadãos da floresta TV RO
Rádio jornalismo Alisângela Lima Greve dos professores Rádio Caiari
Foto jornalismo Ésio Mendes Matança em série no Urso Branco O Estadão do Norte
Charge João Zoghbi Estrada de Ferro Madeira-Mamoré 40 Diário da Amazônia
ou Mad 13
Meio ambiente Nelson Townes Pó de soja envenena o ar Imprensa Popular
e mata moradores
Menção honrosa Sílvio Santos Eldorado, Caladinho, Cohab Diário da Amazônia.
e Cidade do Lobo
Homenagem João Tavares
• 2005
Jornalismo impresso Gedi da Silva A terra onde descansam O Cone Sul (Espigão d´Oeste)
os sem nomes
Tele jornalismo Emanuela Paiva Falta ônibus TV RO (Cacoal)
Rádio jornalismo Não houve premiação
Foto jornalismo Nilson Nascimento Incêndio destrói loja no Caladinho Folha de Rondônia
Charge Rondineli Gonzalez Matéria em título O Observador
Meio ambiente Nelson Castro Maldição do garimpo gera O Estadão do Norte
bebês monstros em Rondônia
Menção Honrosa Sílvio Santos
Homenagem póstuma Ailton Bahia
Homenagem Ciro Pinheiro
João Vilhena
• 2006
Jornalismo impresso Minéia Capistrano, Crônicas de infâncias Diário da Amazônia
Marcela Ximenes e violadas
Luiz Martins
Tele jornalismo Andréa Fortini Ponta do Abunã TV RO
Rádio jornalismo Alisângela Lima Ações de defesa ambiental Rádio Caiari
e fiscalização
Foto jornalismo Marcelo Gladson Vida de cão O Estadão do Norte
Charge não houve
concorrente
Meio ambiente Marcela Ximenes Os perigos e encantos Rede TV RO
do Cuniã
Menção honrosa Carlos Macena A vida sob os cuidados da Folha de RO
esperança
Homenagem Ivalda Marrocos
Fonte: Ascom
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia