Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 11h07
O I Seminário de Diversidade Cultural na Amazônia –SDCAM, evento promovido por acadêmicos e professores do Mestrado em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia, nos dias 20, 21 e 22 de junho, no campus da Unir, recebe até o próximo dia 13 de junho inscrições para a apresentação de trabalhos, que podem ser feitas pelo site do evento: www.sidcam.unir.br
Para a sessão de comunicações, o I SDCAM aceita produções acadêmicas desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação, por professores, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de Letras (língua portuguesa, línguas estrangeiras, literaturas, teoria literária, ensino de língua, ensino de literatura etc.) ou ainda desenvolvidas em outros cursos de áreas afins como pedagogia, psicologia, história, comunicação, entre outras.
O seminário tem como objetivo a difusão pública da identidade, cultura e memória do povo da Amazônia, por meio de estudos, palestras, mesa redonda, minicursos, oficinas e apresentações culturais. Pretende ainda aproximar os diversos segmentos que compõem a complexa região, amplamente marcada pelo processo de migração exploratória e pela densa constituição de suas fronteiras e ainda possibilitar às comunidades tradicionais um espaço para exposição de seus saberes.
Segundo o manual de normas do seminário, cada comunicação terá 25 minutos de duração, 20 para apresentação e 5 para debate. Cada participante inscrito poderá submeter apenas um trabalho, do qual é autor ou coautor, para isso dever seguir os critérios estabelecidos pela comissão organizadora, disponíveis no site. Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento, o que poderá significar pontuação curricular para a vida acadêmica.
Além das comunicações, estão na programação do Seminário mesas redondas, grupos de trabalho momentos culturais e palestras com convidados especiais como o professor doutor Leonardo Coe, que falará sobre a Pluralidade Cultural na Amazônia: uma diacronia histórica; a professora doutora Divanize Carbonieri com o tema Literaturas Negras na Diáspora e o professor doutor Sidney Antônio da Silva, com a palestra Migrações na Amazônia.
O SDCAM é aberto à comunidade, porém para ter certificado de participação é preciso se inscrever, ou como ouvinte, ou com apresentação de trabalhos (comunicação de artigos ou banner).
Fonte: comissão organizadora
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)