Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

Seminário para Pesquisa Jurídica na Internet


Seminário em Porto Velho capacita profissionais e estudantes de Direito para Pesquisa Jurídica na Internet

 

Mudam os tempos, muda o ambiente de trabalho das pessoas. A modernidade tecnológica já invadiu todas as áreas do conhecimento humano. Mas, no campo do direito, existe uma lacuna quanto ao conhecimento prático de pesquisa na Internet, pois, até recentemente, a melhor imagem do escritório, gabinete de um advogado, de um procurador ou de um magistrado era uma sala repleta de livros, periódicos, fichários, papéis etc. 

E foi pensando em preencher esse espaço e estimular os profissionais e estudantes de Direito na descoberta dos vários modelos de pesquisa, que o Portal Jurídico Cadêjur, está trazendo para Porto Velho o Seminário em Como Desenvolver a  Pesquisa Jurídica na Internet e o Peticionamento Eletrônico, que já fez sucesso em grandes capitais do país. O objetivo do Seminário, em linhas gerais, é dar conhecimento dos instrumentos e ferramentas que a Internet oferece ao profissional e o direcionamento à prática da pesquisa jurídica em todas as áreas do Direito, já que, hoje, o espaço físico de trabalho destes profissionais pode ser resumido a um computador (ligado à Internet) e uma impressora.

Existe um grande número de operadores do Direito no Brasil e cada vez aumenta mais esse contingente. Mas, segundo pesquisas, somente 40% desses profissionais utilizam a Internet como ferramenta imprescindível em seu trabalho, porque não sabem operar ou porque "tradicionalmente" o direito não tem capacidade de absorver as mudanças com a tecnologia.

Tomando as palavras do grande doutrinador Prof. Damásio de Jesus, que divide a sua vida profissional em duas fases: antes e depois da Internet: "Os avanços nesse campo são fantásticos. Irrecusáveis. É como realizar uma tarefa em meia hora e ser inventada maneira de fazê-la em dez minutos. Impossível não avançar. A diferença entre a primeira e segunda fase, a anterior com a máquina de escrever e a atual, com o micro, é a mesma entre andar no lombo de um burro e voar num jato. Um abismo. Irreversível".

A informatização do escritório de advocacia ou de algum Tribunal e o uso da Internet já se tornaram uma necessidade, e deles não pode prescindir o profissional que deseja manter-se atualizado e acessível a seus clientes e colegas de profissão.

A grande novidade que o Seminário trará a todos esses profissionais é a alteração dos padrões convencionais e valores jurídicos. A eliminação de fronteiras comerciais, a velocidade com que se acessam informações no mundo virtual e a infindável gama de negócios jurídicos realizáveis por meio da Internet, denotam a chegada de um tempo em que a justiça das decisões depende da rapidez com que se absorvem as mudanças.

O Seminário em síntese trará uma base de conhecimento metodológico na pesquisa de Legislação, Doutrina, Jurisprudência, controle processual e o peticionamento por meio eletrônico ou virtual. Isso tudo com muita praticidade, pois toda a pesquisa a ser mostrada estará sendo feita através de conexão em rede com a Internet. Um telão multimídia projetará todas as etapas do seminário.

A receptividade do Seminário, que já capacitou milhares de estudantes e profissionais da área nas maiores capitais do país, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Aracajú, São Luís, Palmas, Rio Branco, Fortaleza, João Pessoa, é muito grande e abrange principalmente advogados, bacharéis, consultores, magistrados, membros do Ministério Público, oficiais de cartórios, estudantes de Direito, servidores de Tribunais e Órgãos Públicos e todos que desejam ampliar seus conhecimentos em pesquisa na busca de soluções através da Internet e que, respeitando a modernidade tecnológica, não querem ficar na retaguarda.

O Seminário acontece na "semana do advogado" e será nos próximos dias 10 de agosto no período das 14:00hs às 18:00hs e 11 de agosto pela manhã das 08:00hs às 12:00hs, com carga horária de 8 horas  no Auditório do Centro de Pastoral Arquidiocesana, Rua Carlos Gomes, 964, ao final, todos os participantes receberão certificados. Os inscritos receberão apostilas por meio digital para acompanhamento após o evento, e contarão ainda com o auxílio de um projetor multimídia instalado em auditório fechado para 100 pessoas. As vagas são limitadas.

Instrutor do Seminário – Luiz Marcelos Dovera é advogado, sociólogo, graduado em Filosofia e Estudos Sociais, mestre em Sociologia Industrial todos pela PUC-RS. Exerceu o cargo de assessor jurídico do Governo do Estado do Tocantins em Brasília, Professor da Universidade do Tocantins, Consultor de empresas junto ao Sebrae-DF, criador e desenvolvedor do Portal Jurídico CadêJur desde 1998 e ministrante de Cursos e Seminários de Pesquisa Jurídica na Internet em Brasília e diversas localidades do Brasil. Na sua bagagem de conhecimento traz no Direito Eletrônico ou de Informática o principal alvo de estudo e pesquisa, levando essa capacidade aos que se interessam por essa especialidade.

Informações e inscrições pelo site: www.cadejur.com.br/curso ou pelos telefones: (69) 8118.8172, (69) 3223.9139  em Porto Velho com a Prof. Márcia ou (61) 3328.5303, em Brasília – DF

Mais Sobre Evento

Fenavist e Sindespe, em parceria com a Fecomécio-RO, realizam encontro sobre  eSocial e Reforma Trabalhista

Fenavist e Sindespe, em parceria com a Fecomécio-RO, realizam encontro sobre eSocial e Reforma Trabalhista

O encontro que vai debater dois grandes temas de interesse de empresários, acadêmicos, profissionais da área Contábil, Administração e advogados.

 Produtos de Rondônia na Rodada de Negócios da Fispal 2018

Produtos de Rondônia na Rodada de Negócios da Fispal 2018

Bons negócios à vista: Sebrae apoia empreendedores

Empresários de Rondônia divulgam produtos na Fispal 2018

Empresários de Rondônia divulgam produtos na Fispal 2018

Com stand próprio, Sebrae apoia empreendedores na divulgação

Voluntárias convidam a população a participar da semana do Idoso

Voluntárias convidam a população a participar da semana do Idoso

Participam as assistente sociais Socorro Moraes, Leila Lopes, Jucelandia Zambiazzi, Social Tânia Nicolau e Simone Marcião.