Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

Seminário para Pesquisa Jurídica na Internet


Seminário em Porto Velho capacita profissionais e estudantes de Direito para Pesquisa Jurídica na Internet

 

Mudam os tempos, muda o ambiente de trabalho das pessoas. A modernidade tecnológica já invadiu todas as áreas do conhecimento humano. Mas, no campo do direito, existe uma lacuna quanto ao conhecimento prático de pesquisa na Internet, pois, até recentemente, a melhor imagem do escritório, gabinete de um advogado, de um procurador ou de um magistrado era uma sala repleta de livros, periódicos, fichários, papéis etc. 

E foi pensando em preencher esse espaço e estimular os profissionais e estudantes de Direito na descoberta dos vários modelos de pesquisa, que o Portal Jurídico Cadêjur, está trazendo para Porto Velho o Seminário em Como Desenvolver a  Pesquisa Jurídica na Internet e o Peticionamento Eletrônico, que já fez sucesso em grandes capitais do país. O objetivo do Seminário, em linhas gerais, é dar conhecimento dos instrumentos e ferramentas que a Internet oferece ao profissional e o direcionamento à prática da pesquisa jurídica em todas as áreas do Direito, já que, hoje, o espaço físico de trabalho destes profissionais pode ser resumido a um computador (ligado à Internet) e uma impressora.

Existe um grande número de operadores do Direito no Brasil e cada vez aumenta mais esse contingente. Mas, segundo pesquisas, somente 40% desses profissionais utilizam a Internet como ferramenta imprescindível em seu trabalho, porque não sabem operar ou porque "tradicionalmente" o direito não tem capacidade de absorver as mudanças com a tecnologia.

Tomando as palavras do grande doutrinador Prof. Damásio de Jesus, que divide a sua vida profissional em duas fases: antes e depois da Internet: "Os avanços nesse campo são fantásticos. Irrecusáveis. É como realizar uma tarefa em meia hora e ser inventada maneira de fazê-la em dez minutos. Impossível não avançar. A diferença entre a primeira e segunda fase, a anterior com a máquina de escrever e a atual, com o micro, é a mesma entre andar no lombo de um burro e voar num jato. Um abismo. Irreversível".

A informatização do escritório de advocacia ou de algum Tribunal e o uso da Internet já se tornaram uma necessidade, e deles não pode prescindir o profissional que deseja manter-se atualizado e acessível a seus clientes e colegas de profissão.

A grande novidade que o Seminário trará a todos esses profissionais é a alteração dos padrões convencionais e valores jurídicos. A eliminação de fronteiras comerciais, a velocidade com que se acessam informações no mundo virtual e a infindável gama de negócios jurídicos realizáveis por meio da Internet, denotam a chegada de um tempo em que a justiça das decisões depende da rapidez com que se absorvem as mudanças.

O Seminário em síntese trará uma base de conhecimento metodológico na pesquisa de Legislação, Doutrina, Jurisprudência, controle processual e o peticionamento por meio eletrônico ou virtual. Isso tudo com muita praticidade, pois toda a pesquisa a ser mostrada estará sendo feita através de conexão em rede com a Internet. Um telão multimídia projetará todas as etapas do seminário.

A receptividade do Seminário, que já capacitou milhares de estudantes e profissionais da área nas maiores capitais do país, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Aracajú, São Luís, Palmas, Rio Branco, Fortaleza, João Pessoa, é muito grande e abrange principalmente advogados, bacharéis, consultores, magistrados, membros do Ministério Público, oficiais de cartórios, estudantes de Direito, servidores de Tribunais e Órgãos Públicos e todos que desejam ampliar seus conhecimentos em pesquisa na busca de soluções através da Internet e que, respeitando a modernidade tecnológica, não querem ficar na retaguarda.

O Seminário acontece na "semana do advogado" e será nos próximos dias 10 de agosto no período das 14:00hs às 18:00hs e 11 de agosto pela manhã das 08:00hs às 12:00hs, com carga horária de 8 horas  no Auditório do Centro de Pastoral Arquidiocesana, Rua Carlos Gomes, 964, ao final, todos os participantes receberão certificados. Os inscritos receberão apostilas por meio digital para acompanhamento após o evento, e contarão ainda com o auxílio de um projetor multimídia instalado em auditório fechado para 100 pessoas. As vagas são limitadas.

Instrutor do Seminário – Luiz Marcelos Dovera é advogado, sociólogo, graduado em Filosofia e Estudos Sociais, mestre em Sociologia Industrial todos pela PUC-RS. Exerceu o cargo de assessor jurídico do Governo do Estado do Tocantins em Brasília, Professor da Universidade do Tocantins, Consultor de empresas junto ao Sebrae-DF, criador e desenvolvedor do Portal Jurídico CadêJur desde 1998 e ministrante de Cursos e Seminários de Pesquisa Jurídica na Internet em Brasília e diversas localidades do Brasil. Na sua bagagem de conhecimento traz no Direito Eletrônico ou de Informática o principal alvo de estudo e pesquisa, levando essa capacidade aos que se interessam por essa especialidade.

Informações e inscrições pelo site: www.cadejur.com.br/curso ou pelos telefones: (69) 8118.8172, (69) 3223.9139  em Porto Velho com a Prof. Márcia ou (61) 3328.5303, em Brasília – DF

Mais Sobre Evento

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Será realizado dias 13 e 14 (terça e quarta-feira) de novembro, na paróquia Sagrada Família...

Resinas de poliéster insaturado

Resinas de poliéster insaturado

A Poliresinas San Luis é uma empresa especializada na produção de resinas de poliéster insaturado para plásticos reforçados com fibra de vidro e para

Momentive destaca a consolidação da linha Niax* durante a Feipur 2018

Momentive destaca a consolidação da linha Niax* durante a Feipur 2018

Em mais uma edição da Feipur, visitantes poderão conhecer detalhes sobre as características inovadoras dos aditivos de poliuretanos da linha Niax*