Porto Velho (RO) segunda-feira, 12 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Evento

Ricardo Kotcho lança Do Golpe ao Planalto”


O jornalista Ricardo Kotcho é o convidado do projeto "Sempre Um Papo" em Porto Velho, no debate e lançamento nacional do livro "Do Golpe ao Planalto – Uma Vida de Repórter" (Cia das Letras).

Dia 13 de setembro, quarta-feira, às 19h30, no auditório da Uniron na Av. Mamoré, 1520, bairro Cascalheira. Informações: 69-8405-2223

A entrada é franca numa realização da AB Comunicação e Fred Perillo Comunicação, com apoio cultural da Uniron e Sinjor.

Dono de um estilo inconfundível e mestre na arte maior da sua profissão — a reportagem —, Ricardo Kotscho se vale aqui de todo o conhecimento acumulado em 40 anos de ofício para, como tem feito há tantos anos, nos contar uma boa história: a sua própria.

Ou melhor: boas histórias, porque essa que ele agora decidiu contar é feita de muitas outras, grandes e pequenas, recolhidas por todos os recantos do Brasil e do mundo.

Em suas andanças como jornalista, Kotscho viajou o país todo, sempre ajudando a contar boa parte da história recente do Brasil. No Ceará, foi cobrir o desastre aéreo que matou o ex-presidente Castello Branco, em 1967. Em São Paulo, cobriu o traumático incêndio do edifício Andraus, em 1972. Em Brasília, investigou as mordomias de que gozavam superfuncionários, na série de matérias que o projetou como jornalista, em 1976, e lhe rendeu um prêmio Esso. Pelo Brasil todo, participou ativamente da campanha das Diretas, em 1984. E, entre outros assuntos, escreveu sobre a construção de Itaipu e a febre do ouro em Serra Pelada, numa série de matérias que virou livro.

No exterior, onde atuou durante um ano como correspondente, não colheu amostras menos significativas de jornalismo explícito. Cobriu a morte de dois papas (Paulo VI e João Paulo I), a eleição de outro (João Paulo II), e as Copas do Mundo de 1974 e 1986, para citar apenas alguns exemplos.

Mas foram o encontro e a amizade com Lula, forjada ainda durante as greves do ABC, que marcaram de forma decisiva essa carreira jornalística pontilhada de sucessos. Kotscho esteve com Lula ao longo de quase toda a caminhada até o Planalto: foi assessor de Imprensa em três das quatro campanhas presidenciais, participou das Caravanas da Cidadania que percorreram todo o país e, por dois anos (2003 e 2004), exerceu o cargo de secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República.

São muitas as histórias de toda essa história. É o que Ricardo Kotscho nos oferece com seu texto ágil e direto, recheado de humor e de revelações surpreendentes, numa edição que traz ainda uma cronologia dos fatos mais importantes ocorridos no Brasil e no mundo durante o período retratado no livro.

 

RICARDO KOTSCHO nasceu em 16 de março de 1948, em São Paulo. Escapou por pouco de nascer no navio que, proveniente de Marselha, trazia a família da Alemanha, onde seus pais se conheceram.

 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Evento

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia