Segunda-feira, 20 de junho de 2011 - 13h29
![]() |
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite de ontem, domingo (19), no Teatro Banzeiros, a abertura da VII Conferência Municipal de Saúde e do 1º Congresso de Atenção Básica. Com o tema ‘Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS’, o evento teve representantes do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Ministério Público de Rondônia, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Governo do Amazonas e da sociedade civil organizada.
O secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, destacou o momento oportuno para apresentar novas propostas de saúde para os próximos quatro anos. “Estamos discutindo política de saúde para a população, o que já fizemos e o que temos planejado”, enfatizou. Ele agradeceu o apoio do prefeito Roberto Sobrinho e do vice, Emerson Castro. Fez um breve relato dos avanços no setor, com inauguração de novas unidades de saúde, a cobertura de mais de 70% da população pelo Programa de Saúde da Família (PSF), contratação de novos profissionais, capacitação, implantação da ouvidoria da Semusa, que será inaugurada nesta segunda feira (20) e a construção do Centro Municipal de Especialidades Médicas, com inauguração prevista para 60 dias, além de citar o trabalho realizado pela Maternidade Municipal, dentre outras conquistas.
Para Emerson Castro, que representou Roberto Sobrinho, o prefeito fez uma transformação na aplicação dos recursos municipais para a saúde, ao administrar junto com a comunidade. “A prefeitura escuta o cidadão no momento de elaborar o seu orçamento e definir as prioridades, para atender exatamente as necessidades da população”, disse. Falou, ainda, do trabalho do prefeito para fortalecer toda estrutura de atendimento de saúde, inclusive nos distritos e comunidades ribeirinhas, construindo e aparelhando novas unidades, e capacitando os servidores. Emerson Castro também destacou a parceria com os governos Federal e Estadual. “É a integração entre as esferas de poder trabalhando pelo bem da comunidade”, enfatizou.
Ministério da Saúde
Representando o ministro da saúde, Alexandre Padilha, Carolina Lobato afirmou que o controle social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede de atenção básica é prioridade no governo de Dilma Roussef. “Ações de cobertura com qualidade para as pessoas que tanto necessitam, qualificar os profissionais e toda estrutura para melhorar cada vez mais o atendimento é prioridade”, afirmou. Ela acrescentou que a presidente e o ministro Padilha estão muito atentos a essas questões.
![]() |
Governo Estadual
Na avaliação do secretário estadual de saúde, Orlando Ramires, com a parceria entre Estado e Município, há uma grande chance de alavancar a saúde em Porto Velho. Ele disse que o estado está à disposição da prefeitura para ações conjuntas, visando o melhor para a população.
O promotor de justiça Leandro da Costa (promotoria de saúde), também falou da necessidade de todas as esferas de governo caminharem juntas para atingirem o objetivo comum, que é a resposta ao cidadão. “Esperamos que essa conferência traga inovações, melhorias e respostas efetivas ao povo de Porto Velho”, comentou.
Câmara
O vereador Sid Orleans, que representou a Câmara de Porto Velho, também enalteceu o interesse do prefeito Roberto Sobrinho e o apoio da Casa de Leis para implementar os avanços na saúde municipal. “Lembro-me que um dos eixos tratados na 6ª conferência, quando eu era secretário de saúde, foi o fortalecimento da rede de atenção básica, e hoje podemos ver dezenas de unidades construídas. Em seis anos e meio, essa gestão fez dez vezes mais que as outras”, afirmou.
Para a presidente da comissão organizadora da conferência, Ângela Ribeiro, “o SUS é um bem inalienável a todos e é importante garantirmos a ele o livre acesso das pessoas”, enfatizou .
Homenagens
Ainda como parte da cerimônia de abertura do evento, o secretário Williames Pimentel e o adjunto, Luiz Eduardo Maiorquin foram homenageados pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Cada um recebeu uma placa de agradecimento, pelo muito que já fizeram pela população e pelos funcionários. Maria Zilma de Souza entregou a placa para Maiorquin. Pimentel recebeu a placa das mãos da servidora Rosimar Viana. “Vocês me dão estímulo e vontade para trabalhar”, disse emocionado o titular da pasta, após agradecer o apoio de toda equipe.
Também prestigiaram o evento e fizeram parte da mesa, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, João Evangelista Maia; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geane Ribeiro; o tenente do Corpo de Bombeiros, Leandro e a representante do governo do Amazonas, Lubélia Freitas.
Na sequência foi servido um coquetel aos convidados, com música ao vivo, no pátio do Teatro Banzeiros. A Conferência segue até o próximo dia 22 (pela manhã e tarde). No encerramento será feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Antes, porém, haverá a aprovação das propostas de melhorias.
Fonte: Augusto José
Fotos: Frank Nery
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia