Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Prefeitura inicia VII Conferência Municipal de Saúde


Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na noite de ontem,  domingo (19), no Teatro Banzeiros, a abertura da VII Conferência Municipal de Saúde e do 1º Congresso de Atenção Básica. Com o tema ‘Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS’, o evento teve representantes do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Ministério Público de Rondônia, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Governo do Amazonas e da sociedade civil organizada.

O secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, destacou o momento oportuno para apresentar novas propostas de saúde para os próximos quatro anos. “Estamos discutindo política de saúde para a população, o que já fizemos e o que temos planejado”, enfatizou. Ele agradeceu o apoio do prefeito Roberto Sobrinho e do vice, Emerson Castro. Fez um breve relato dos avanços no setor, com inauguração de novas unidades de saúde, a cobertura de mais de 70% da população pelo Programa de Saúde da Família (PSF), contratação de novos profissionais, capacitação, implantação da ouvidoria da Semusa, que será inaugurada nesta segunda feira (20) e a construção do Centro Municipal de Especialidades Médicas, com inauguração prevista para 60 dias, além de citar o trabalho realizado pela Maternidade Municipal, dentre outras conquistas.

Para Emerson Castro, que representou Roberto Sobrinho, o prefeito fez uma transformação na aplicação dos recursos municipais para a saúde, ao administrar junto com a comunidade. “A prefeitura escuta o cidadão no momento de elaborar o seu orçamento e definir as prioridades, para atender exatamente as necessidades da população”, disse. Falou, ainda, do trabalho do prefeito para fortalecer toda estrutura de atendimento de saúde, inclusive nos distritos e comunidades ribeirinhas, construindo e aparelhando novas unidades, e capacitando os servidores. Emerson Castro também destacou a parceria com os governos Federal e Estadual. “É a integração entre as esferas de poder trabalhando pelo bem da comunidade”, enfatizou.

Ministério da Saúde

Representando o ministro da saúde, Alexandre Padilha, Carolina Lobato afirmou que o controle social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede de atenção básica é prioridade no governo de Dilma Roussef. “Ações de cobertura com qualidade para as pessoas que tanto necessitam, qualificar os profissionais e toda estrutura para melhorar cada vez mais o atendimento é prioridade”, afirmou. Ela acrescentou que a presidente e o ministro Padilha estão muito atentos a essas questões.


 

Prefeitura inicia VII Conferência Municipal de Saúde - Gente de Opinião

Governo Estadual

Na avaliação do secretário estadual de saúde, Orlando Ramires, com a parceria entre Estado e Município, há uma grande chance de alavancar a saúde em Porto Velho. Ele disse que o estado está à disposição da prefeitura para ações conjuntas, visando o melhor para a população.

O promotor de justiça Leandro da Costa (promotoria de saúde), também falou da necessidade de todas as esferas de governo caminharem juntas para atingirem o objetivo comum, que é a resposta ao cidadão. “Esperamos que essa conferência traga inovações, melhorias e respostas efetivas ao povo de Porto Velho”, comentou.

Câmara

O vereador Sid Orleans, que representou a Câmara de Porto Velho, também enalteceu o interesse do prefeito Roberto Sobrinho e o apoio da Casa de Leis para implementar os avanços na saúde municipal. “Lembro-me que um dos eixos tratados na 6ª conferência, quando eu era secretário de saúde, foi o fortalecimento da rede de atenção básica, e hoje podemos ver dezenas de unidades construídas. Em seis anos e meio, essa gestão fez dez vezes mais que as outras”, afirmou.

Para a presidente da comissão organizadora da conferência, Ângela Ribeiro, “o SUS é um bem inalienável a todos e é importante garantirmos a ele o livre acesso das pessoas”, enfatizou .

Homenagens

Ainda como parte da cerimônia de abertura do evento, o secretário Williames Pimentel e o adjunto, Luiz Eduardo Maiorquin foram homenageados pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Cada um recebeu uma placa de agradecimento, pelo muito que já fizeram pela população e pelos funcionários. Maria Zilma de Souza entregou a placa para Maiorquin. Pimentel recebeu a placa das mãos da servidora Rosimar Viana. “Vocês me dão estímulo e vontade para trabalhar”, disse emocionado o titular da pasta, após agradecer o apoio de toda equipe.

Também prestigiaram o evento e fizeram parte da mesa, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, João Evangelista Maia; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geane Ribeiro; o tenente do Corpo de Bombeiros, Leandro e a representante do governo do Amazonas, Lubélia Freitas.

Na sequência foi servido um coquetel aos convidados, com música ao vivo, no pátio do Teatro Banzeiros. A Conferência segue até o próximo dia 22 (pela manhã e tarde). No encerramento será feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Antes, porém, haverá a aprovação das propostas de melhorias.

Fonte: Augusto José
Fotos: Frank Nery

 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)