Segunda-feira, 19 de dezembro de 2011 - 12h47
A Chegada do Papai Noel arrastou uma multidão para a zona sul da cidade. De acordo Com a Polícia Militar, cerca de cinco mil pessoas participaram do evento realizado pela Prefeitura de Porto Velho. Eram pessoas — até famílias inteiras — vindas de todos os cantos da cidade. Quatro ônibus foram colocados à disposição da população pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) que percorriam a
s diversas regiões da cidade, fazendo
linha exclusiva para a Avenida Jatuarana, local onde ocorreria o evento.
Essa foi a segunda vez que a zona sul recebeu o Papai Noel e desde cedo os moradores dos bairros próximos e de outras regiões da cidade já se faziam presentes para participar do sorteio de brinquedos. Foram mais de mil sorteados. Só bicicleta para crianças, eram cerca de 150.
Projeto
Coordenadora do projeto “Natal de Todos”, da prefeitura, a primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, lembrou que desde 2005, ano do início do primeiro mandato do prefeito Roberto Sobrinho, o município realiza a festa para a criançada da capital, e o projeto que hoje ganhou uma estrutura maior começou com a chegada do Papai Noel.“Hoje o Natal de Todos tem uma programação bem ampliada e diversificada, como é caso da Cantata Natalina e da iluminação com a decoração de vários pontos da cidade. E a cada edição do projeto incorporamos mais uma novidade. Este ano foi a ‘Mostra de Presépios’ montado na estrada de ferro Madeira-Mamoré”, disse.
Todo ano, o evento também muda de local. Assim como na zona sul, a Chegada do Papai Noel em anos anteriores já aconteceu nas zonas norte e leste, sempre com o mesmo sucesso. A primeira-dama reconheceu que a participação popular também tem aumentado. “Eles vem nem que seja debaixo de chuva”, disse recordando dos anos anteriores.
O prefeito Roberto Sobrinho, afirmou que esta foi a forma encontrado por sua equipe de governo para demonstrar todo o carinho para com as crianças de Porto Velho. “Essa é uma ação feita pensando em dar um pouco de alegria às nossas crianças. É um momento especial para elas. O sorteio dos presentes, que é feito junto com a chegada do Papai Noel, para muitos, é a uma esperança de ganhar um brinquedo no Natal”, frisou.
Sorteio
Acompanhado da Mamãe Noel, o Papai Noel oficial de Porto Velho chegou à Avenida Jatuarana, próximo ao campo de futebol, por volta das 10h. Ao contrário do ano passado quando desceram de helicóptero, este ano o casal chegou no carro dos Bombeiros. Mas muito antes da chegada dos principais personagens da festa estarem no local, já havia iniciado o sorteio dos presentes. Para participar, bastava se deslocar até uma barraca da prefeitura montada em um local estratégico e pegar o cupom.
A funcionária pública, Ana Satia, 27, servidora da prefeitura, foi uma das que em meio a multidão conseguiu ser sorteada. Ela ganhou um kit com uma bicicleta, uma boneca e um caminhão de brinquedo. O sorteio do kit foi feito pelo próprio prefeito. Satisfeita, ela falou da sorte grande que teve. “Estou muito feliz, mesmo. Já participei de outras vezes, mas é a primeira vez que sou sorteada. E como tenho três filhos, vai dar para que cada um receba um presente. Estou muito contente mesmo de ter vindo aqui”, disse.
Valter Andrade, 47, foi outro felizardo. Ele estava acompanhado da filha Ana Beatriz, 12, que foi presenteada com a bicicleta que o pai ganhou no sorteio. “Os moradores da zona sul já estavam cobrando a inclusão da região nessa festa realizada pelo município. Felizmente o prefeito este ano resolveu trazer para cá a Chegada do Papai Noel e eu, mais feliz estou por ter sido sorteado”, festejou.
Distritos
E não são apenas as crianças da capital que tem direito a Chegada do Papai Noel. A programação do Natal de Todos também chega na zona rural. Nos distritos também é realizado sorteio de presente com direito a presença do bom velhinho.
“Nos distritos localizados na região do Baixo Madeira, o Papai Noel chega pelo rio de barco. A festa nos distritos é organizada pela administração local. Mas há a participação direta dos servidores da prefeitura que trabalham na sede do município com a doação de brinquedos. A cada presente doado eles ganham um cupom para participar do sorteio de uma moto”, lembrou a primeira-dama.
Satisfação
Ataíde dos Santos, 56, por este nome seria um mero desconhecido se estivesse em meio à multidão, mas no palco, caracterizado de Papai Noel, um dos principais símbolos do Natal, ele conseguia chamar a atenção de todos, ao lado da Mamãe Noel. Há vários anos sendo o Papai Noel oficial de Porto Velho ele falou da satisfação e alegria de representar o personagem.“Para mim é muito gratificante todo ano me vestir de Papai Noel. Esta é uma festa em que se consegue fazer a alegria de centenas de crianças. E eu sempre peço a Deus que as menos favorecidas sejam as comtempladas com os presentes sorteados”, falou emocionado.
Durante o sorteio, também foi entregue a premiação dos alunos vencedores do concurso “Cartão de Natal”, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). No concurso foram selecionados cinco trabalhos, mas só três ganhadores estavam presentes e receberam o prêmio uma bicicleta. Pedro Miguel, do 4º Ano B, da escola Pedro Batalha; Arthur Soares, Pré II, da escola Semente do Araçá; e Anada Cristina, do 9º Ano, da escola José Chiquilito Coimbra Erse. Maria Vênus e Rosilene Lagos, ambas da 3ª Série, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola Rio Guaporé, não compareceram para receber a premiação.
Fonte: Joel Elias
Foto: Quintela
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia