Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

No próximo dia 22, acontece em Porto Velho, a IV Marcha Zumbi



Consciência Negra - Movimento IV Marcha Zumbi

No próximo dia 22, acontece em Porto Velho, a "IV Marcha Zumbi – Pela Diversidade Cultural e Pela Liberdade Religiosa". De acordo com cartaz distribuído pela coordenação do evento, a concentração acontece às 16h na Praça Madeira Mamoré.

Para falar sobre como vai acontecer toda programação da Semana da Consciência Negra, convidamos o presidente da Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro-Amazônica – Accuneraa, Silvestre Antônio Gomes.

A semana começa nesta segunda feira (17), com palestras em escolas e faculdades ministradas pelas lideranças do movimento negro, Carlinhos Maracanã, Marconi Vasconcelos, Professor Chiquinho e pelo próprio Silvestre.

Entre os dias 19 e 21 acontece a "2ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial", no auditório do Ministério Público Estadual, a partir das 8h. "Essa conferência é coordenada pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres e pela Secretaria Municipal de Ação Social – Semas que tem a frente, Mara Regina e Edna Vasconcelos respectivamente".

Uma das reivindicações do movimento negro nesta conferência, é que o prefeito Roberto Sobrinho dê posse aos Membros do Conselho Municipal da Cidadania Negra – Conegro, criado em 2003 através da propositura do então vereador Emerson Castro.

O presidente da Accuneraa lembra, que em 2006 foi assinado o termo de adesão ao Fórum  Inter-governamental de Promoção da Igualdade Racial e o prefeito se comprometeu em criar a Secretaria da Igualdade Racial. "Hoje o fórum está sobre a responsabilidade da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. E como o prefeito assinou o termo seria de direito que ele criasse a Secretaria", complementou Silvestre.

A marcha Zumbi deste ano,  conta com a presença de militantes do Amazonas, Acre e de representantes de todos os municípios de Rondônia, inclusive dos Quilombolas do Vale do Guaporé.

Puxando a Marcha Zumbi em cima do trio elétrico, vão estar, a Banda Accuneraa, Movimento Hip Hop da Floresta, DJ do bloco Jamaica, Banda Leão do Norte e a bateria da escola de Samba Asfaltão.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)