Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Licitação e contratação de pessoal em debate no VI Fórum/TCE


Gente de Opinião

O VI Fórum foi retomado com conferência sobre licitações e contratações públicas

Abrindo a programação desta quinta-feira do VI Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pela Escola Superior de Contas em comemoração aos 34 anos do Tribunal de Contas de Rondônia (Escon/TCE-RO), coube à professora e jurista Cristiana Fortini abordar, em sua conferência, o Novo Marco Regulatório das Licitações e Contratações Públicas.

Gente de Opinião
A professora e jurista Cristiana Fortini falou sobre o
Novo Marco Regulatório das Licitações e Contratações Públicas

Grande especialista nessa temática, Fortini levou os participantes do Fórum a uma reflexão sobre o novo marco legal, objeto de projeto de lei atualmente em tramitação no Congresso Nacional, destacando, principalmente, se, com essa proposta legislativa, haverá algum avanço para as contratações governamentais no Brasil.

Nesse aspecto, explicou que, com o novo marco legal, a licitação passa a ser influenciada por outros princípios, que devem estar explicitados no âmbito das contratações, citando, entre esses princípios, o da sustentabilidade, da economicidade e da eficiência administrativa.

Lembrou, ainda, que a administração pública contrata mal e caro, e isso não só por problemas culturais, mas também porque nossa legislação não contribui para que o custo estimado efetivamente esteja correto. A nova proposta traz melhorias nesse sentido, incluindo mecanismos e disciplinando procedimentos (pregão, “carona”, pagamento feito em ordem cronológica), para fazer com que as contratações públicas atendam, de fato, o interesse público.

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

Gente de Opinião
Contratação de pessoal com foco em concursos públicos
foi o tema discorrido pelo procurador do MPC-GO, Fabrício Motta

Ainda pela manhã, o procurador do Ministério Público de Contas de Goiás (MPC-RO), Fabrício Motta, abordou o papel dos Tribunais de Contas relativamente à contratação de pessoal e concursos públicos. Para ele, o concurso público é um meio para a identificação objetiva dos mais aptos ao exercício de funções estatais. “Por essa razão, o concurso deve ser objeto de rigoroso planejamento justamente para que atinja seu objetivo”, disse.

Deve-se, ainda de acordo com o conferencista, aproveitar a realização do concurso para corrigir eventuais irregularidades verificadas no quadro de pessoal, inclusive verificando se este atende de fato as necessidades atuais da administração pública.

Em razão da prerrogativa dos Tribunais de Contas de controle sobre a despesa de pessoal, o procurador do MPC goiano lembra que, em relação ao concurso público, essa análise não deve ser meramente formal, mas baseada na verificação do respeito aos princípios e valores constitucionais. “É então o Tribunal de Contas agente indutor e orientador da qualidade da gestão pública”, completou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)