Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

II Encontro de Direito Médico vai alertar profissionais sobre responsabilidade civil


O II Encontro de Direito Médico de Rondônia, promovido pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, virá auxiliar a classe médica a exercer a profissão com mais cidadania. A afirmação é do Diretor Administrativo Financeiro da Unimed, médico pediatra Robson Jorge Bezerra, acentuando que o evento proporcionará aos médicos sair da rotina do atendimento clínico, uma atividade iminentemente técnica, para levá-lo a outra esfera, onde o profissional compreende a importância de suas atividades como médico e o que elas representam perante a sua vida e a vida civil de seus pacientes. O II Encontro de Direito Médico de Rondônia será realizado no dia 10 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina em Porto Velho. Segundo o médico, o encontro amplia o conhecimento do profissional de medicina no que se refere às conseqüências de seus atos como médico diante da sociedade e os fatores que podem beneficiar ou prejudicar sua carreira. "Um encontro dessa natureza se reveste da maior importância por fazer o médico refletir quanto a sua atividade perante a vida civil", explicou.

A Unimed é uma cooperativa com estrutura hospitalar própria e tem 220 médicos cooperados, entre eles diversos especialistas envolvidos em atividades da área pública, fato que, para Bezerra, contribui na melhoria da saúde de Rondônia. "O conhecimento desses especialistas é colocado à disposição da população tanto na área pública quanto na privada e mais especificamente dentro da Unimed, oferecendo o melhor e o que há de mais atual em serviços clínicos, cirúrgicos, laboratoriais e diagnósticos em geral", disse o médico.

O apoio da Unimed ao II Encontro de Direito Médico de Rondônia, segundo Robson Bezerra, parte do princípio de que existe uma necessidade na área médica de não focar o interesse do profissional apenas nos aspectos clínicos e técnicos da profissão, mas também, de se prestar atenção especial ao conhecimento da área jurídica e administrativa no âmbito da medicina. "Dentro do Direito Médico existem vários aspectos que envolvem a área civil, dos deveres e obrigações que o médico tem para com a população e isso contribui para a boa formação do profissional. Porto Velho, por exemplo, já dispõe de três universidades e esses eventos são sempre bem-vindos para que o aluno da área fique ciente de que ele não será apenas um técnico, mas que também estará envolvido dentro de uma sociedade e respondendo pelos seus atos" declarou.

Durante todo o evento serão realizadas quatro palestras, das quais Bezerra destacou a que será proferida pelo Desembargador Doutor Miguel Kfouri, com o tema, "Responsabilidade civil e criminal da atividade médica e hospitalar". Segundo o médico, o assunto está ligado tanto ao profissional cooperado da Unimed como a toda classe médica de Rondônia. "Existem ocorrências das mais diversas na área, e a exemplo de Porto Velho, acredito que hoje nossos hospitais precisam estar cada vez mais preparados, os médicos plantonistas têm que estar cientes das responsabilidades, é necessário que o médico se paute na maior clareza técnica diante do pronto-atendimento ao paciente e que ele esteja também respaldado civil e criminalmente quanto à sua atividade e à sua conduta dentro da área que ele pratica", justificou Bezerra.

O II Encontro de Direito Médico de Rondônia é promovido pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados e conta com patrocínio do Hospital das Clínicas, Faculdade Fimca, Hospital São Francisco, de Ariquemes, Center Plástica, da Unimed e tem o apoio do Conselho Regional de Medicina de Rondônia-Cremero.


Mais Sobre Evento

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Será realizado dias 13 e 14 (terça e quarta-feira) de novembro, na paróquia Sagrada Família...

Resinas de poliéster insaturado

Resinas de poliéster insaturado

A Poliresinas San Luis é uma empresa especializada na produção de resinas de poliéster insaturado para plásticos reforçados com fibra de vidro e para

Momentive destaca a consolidação da linha Niax* durante a Feipur 2018

Momentive destaca a consolidação da linha Niax* durante a Feipur 2018

Em mais uma edição da Feipur, visitantes poderão conhecer detalhes sobre as características inovadoras dos aditivos de poliuretanos da linha Niax*