Quinta-feira, 24 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Iaripuna divulga projetos selecionados na primeira etapa do DOCTV



A Fundação Municipal de Cultura Iaripuna, da Prefeitura de Porto Velho, que coordena a quarta edição do DOCTV em Rondônia, divulgou na semana passada a lista de projetos inscritos e aptos a participarem do processo de seleção desta edição do Programa DOCTV. Rondônia é o único estado em que a coordenação do concurso está sob a responsabilidade da Prefeitura. Este órgão dá uma contrapartida de R$ 30 mil para a produção do documentário escolhido no Estado, no qual serão investidos R$ 110 mil.

Foram selecionados nesta primeira etapa do programa, os seguintes projetos de Rondônia: Lá vem a Banda – na brincadeira entra quem quiser; Resgate sobre trilhos; Garimpo do bom presente;  Caminho das onças;  Dos cantos para os encantos da Amazônia;  Um Estado discriminado e  A fé da floresta.

Os concorrentes que remeteram o projeto pelos Correios, e que não constam desta lista, devem entrar em contato com a Coordenação do DOCTV no Estado de Rondônia, pelos telefones 3901-3265/3651/3644, a fim de obter informações de como proceder neste caso.

A Comissão de Seleção é formada por pessoas indicadas pelos diversos órgãos envolvidos no concurso, no caso: a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC, responsável pelas indicações de Elizabeth Farias Brito e Cândrica Madalena Silva, a Fundação Iaripuna, que indicou Paulo Rodrigues da Silva, a Prefeitura de Porto Velho, responsável pela indicação de Jurandir Costa, e a Associação Brasileira de Documentários (ABD), que indicou Gilmar Monteiro dos Santos.

Todos os documentários selecionados nos Concursos DOCTV serão co-produzidos pelas TVs Públicas para serem exibidos, em horário nobre, em rede nacional, a partir de 29 de maio de 2009. Como em Rondônia não há TV pública, foi feito um acordo com o AmazonSat para a exibição do documentário produzido em Rondônia.

O concurso DOCTV IV é o fruto de um casamento da televisão pública com a produção independente, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC - Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais, TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, e TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação, com o apoio da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas.

Considerado um dos mais bem sucedidos projetos do setor audiovisual brasileiro, o Programa vai selecionar 35 projetos de documentário nos 26 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, graças a uma parceria das emissoras de TV, do poder público e iniciativa privada, haverá uma expansão na premiação de projetos de documentário por meio das chamadas Carteiras Especiais, que poderá chegar a 22 projetos aprovados nesta edição. Estão previstos mais um (1) filme no Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Maranhão; dois (2) filmes em Sergipe, Goiás e Minas Gerais; quatro (4) filmes na Bahia; e sete (7) filmes em São Paulo, totalizando 22 filmes produzidos pelas Carteiras Especiais.

Os 35 documentários garantidos pelo DOCTV IV serão distribuídos da seguinte forma pelas unidades federativas: um (1) projeto de documentário em Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina; e dois (2) projetos no Pará, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Maiores informações sobre o DOCTV em Rondônia podem ser obtidas no site da prefeitura www.portovelho.ro.gov.br

Ana Aranda – Assessoria de Imprensa 
anarandadepvh@hotmail.com


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)