Sexta-feira, 14 de novembro de 2008 - 07h05
O Fest Cineamazônia tem a preocupação de disponibilizar para o público uma programação diversificada, incluindo em todas as edições Mostras Paralelas, debates e oficinas. Os convidados pelo Festcine 2008 para a realização de oficinas que acontecem até amanhã (14 de novembro) são: O fotógrafo Luiz Brito, para ministrar a Oficina de Introdução à fotografia, o cineasta de animação, Lula Gonzaga, para a Oficina de Animação, ambas realizadas nas dependências do CETENE, e Marco Eldon, o Palhaço Bob, responsável pela Oficina de Introdução ao Circo, numa tenda montada na Baixa União, no bairro Cai N'água.
Lula Gonzaga trouxe um estúdio completo de desenho animado desmontável que a cada cidade é montado para a realização de oficinas. Ele afirma que a montagem da sala possibilita a produção um filme de desenho animado utilizando todos os processos, incluindo a concepção, pré-produção e finalização, ou seja, o filme sai sonorizado, editado, pronto para ser exibido. "Claro que não é o caso desta oficina que estamos realizando aqui, devido ao curto espaço de tempo disponível, mas se o aluno faz uma oficina dessas, que tem interesse de seguir como carreira ou como realização pessoal, sabe que dentro desta estrutura mínima e simples como esta trazida por nós, eles podem viabilizar e realizar um trabalho".
Lula explica que a Oficina de Animação não tem o objetivo de deixar um produto, isso devido ao a duração da oficina que é de apenas três dias. "A função deste workshop é abrir uma janela, e para isso trabalhamos com alunos previamente selecionados e que tenham habilidade para desenhar. Queremos que estas pessoas entendam como funciona uma animação. Na verdade estamos mais preocupados com o processo e não com o produto em si".
A cada edição do Festcine, os organizadores convidam um realizador de animação para fazer uma brincadeira com o Mapinguari (símbolo do Festival). "No último Festival do Maranhão, encontrei o Jurandir Costa que oficializou o convite para que eu participasse do Festcine 2008 com uma animação sobre o Mapinguari. Trabalhamos durante um mês para o resultado final de dois minutos e dez segundos. O filme foi todo animado à mão, na mesa de luz, que é o formato tradicional, bem artesanal que nós trabalhamos. A animação foi finalizada no computador, e o filme, que teve ótima aceitação do público, foi lançado ontem no Festival".
O editor de vídeo, Allan Loeschner, um dos participantes da Oficina de Animação, falou o porquê de seu interesse pela oficina de desenho animado "Adquirir conhecimento sobre como se faz uma animação e ao mesmo tempo manter contato com cineastas como Lula Gonzaga e outros que estão participando do Festcine e adquirir conhecimento técnico para realizar um vídeo de animação e quem sabe ano que vem concorrer na próxima edição do Festival".
A Oficina de Introdução à Fotografia está sendo ministrada pelo fotógrafo e documentarista Luis Brito. "A oficina que o Festcine está promovendo para as crianças das escolas municipais, é de fundamental importância, porque a fotografia é uma das partes mais importantes do cinema, e este trabalho requer um profissional".
Brito explica que nesta oficina participam vinte crianças entre dez e doze anos de idade, e por isso não está usando linguagem técnica, mas sim uma linguagem simples e direta para que elas entendam todo o processo. "As crianças estão gostando, vendo a ampliação de uma imagem através de um processo analógico, e num laboratório analógico. Eles perceberam que a luz é importante, no momento da foto e também na revelação do filme".
Para o encerramento, Luis Brito realizará um "foto-varal" com os trabalhos realizados pelas crianças durante estes três dias da Oficina de Fotografia.
O CETENE também é o palco da Mostra A Escola vai ao Cinema. Nesta Mostra estão sendo apresentados vários curtas-metragens educativos sobre temas ambientais para um público de cento e cinco alunos, com idades dos seis aos quatorze anos, e que estudam nas escolas: 8 de Março, Vôo da Juriti e Padre Chiquinho e acompanhados por seus professores.
As sessões da Mostra A Escola vai ao Cinema acontecem de 12 a 14 de novembro, das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.
A terceira oficina disponibilizada pelo Festival é a de Introdução ao Circo direcionada para da comunidade do bairro Cai N'água e adjacências. As aulas desta oficina, ministrada pelo Palhaço Bob, acontecem numa tenda de circo montada na Baixa União, em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO).
A 6ª edição do Festival com o tema "Não A Natureza não pode sair de cena" acontece em Porto Velho , Rondônia no período de 10 a 15 de novembro no SESC ESPLANADA, com entrada franca.
O Fest Cineamazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura, tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.
Fonte: Ascom/Festcine
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia