Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

Estado Discriminado, no CineAmazonia


O filme curta-metragem "Estado Discriminado" é um dos ficou entre os 40 selecionados pelo júri do CineAmazônia 2006, para participar da disputa do troféu Mapinguari. "Estado Discriminado" tem como produtor Bio Marques e a direção do Hely Chateaubrind. O filme é baseado na vida dos moradores de rua, pessoas que são discriminadas pela sociedade apesar de muitas vezes, serem capacitadas para realizar qualquer empreendimento, "o que lhes falta é oportunidade", declara o diretor Hely.

Um dos exemplos que provam o argumento de Hely Chateaubriand é o morador de rua conhecido como careca que foi descoberto pelo diretor quando da realização do Projeto "Dependentes" que foi apresentado nas ruínas da construção do teatro estadual, no ano passado. "Tudo começou na praça Rondon em frente ao Cine Resky, ali começamos um trabalho com os "malucos" que ficavam na escadaria do prédio do antigo cinema promovendo uma espécie de oficina que fazia parte de um laboratório, para colocarmos em prática o "Dependência, cujo objetivo é tratar os moradores de rua com dignidade, narra Hely.

Após algumas reuniões a equipe recebeu o apoio do Valdiney Resky que colocou as dependências do cinema para que as reuniões e oficinas fossem realizadas. "Acontece que o prédio foi locado por uma igreja e os evangélicos nos expulsaram".

Entre os mais de 150 filmes que se inscreveram para a seleção dos que irão participar do CineAmazônia "Estado Discriminado" ficou entre os 40, e o que é melhor entre os três classificados produzidos em Rondônia. "O filme em 8 minutos, tem como objetivo, chamar a sociedade para a discussão sobre a discriminação exercida sobre o morador de rua", finaliza Hely.

 

Mais Sobre Evento

MP-RO realiza IV Seminário de Execução Penal no dia 26 de junho

MP-RO realiza IV Seminário de Execução Penal no dia 26 de junho

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Politicas Penitenciárias e Execução Penal (CAOP-PPEP), vai real

Coordinfância do MPT promove Audiência Pública para debater ações de rede no combate ao trabalho infantil em Rondônia

Coordinfância do MPT promove Audiência Pública para debater ações de rede no combate ao trabalho infantil em Rondônia

Evento é aberto inclusive à comunidade estudantil e tratará sobre a exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes,

Fenavist e Sindespe, em parceria com a Fecomécio-RO, realizam encontro sobre  eSocial e Reforma Trabalhista

Fenavist e Sindespe, em parceria com a Fecomécio-RO, realizam encontro sobre eSocial e Reforma Trabalhista

O encontro que vai debater dois grandes temas de interesse de empresários, acadêmicos, profissionais da área Contábil, Administração e advogados.

 Produtos de Rondônia na Rodada de Negócios da Fispal 2018

Produtos de Rondônia na Rodada de Negócios da Fispal 2018

Bons negócios à vista: Sebrae apoia empreendedores