Domingo, 10 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

'Economia Criativa' é tema de evento em Porto Velho


'Economia Criativa' é tema de evento em Porto Velho - Gente de Opinião
 
Palestra sobre alternativa econômica envolve setores que unem cultura, meio ambiente e tecnologia. As inscrições são gratuitas
 
No Teatro UM do Sesc Esplanada será realizada no próximo dia 16, às 19h30, a palestra "Economia Criativa: Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente - Uma Nova Estratégia de Desenvolvimento para Rondônia", ministrada pela economista, administradora pública e consultora da ONU Ana Carla Fonseca Reis.
 
Após a palestra serão lançados os livros “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o Caleidoscópio da Cultura", ambos da palestrante.
 
A realização é do Sesc-RO, com apoio do Sebrae-RO e Conselho Regional de Economia e organização de Fred Perillo Comunicação, empresa que promove o projeto “Sempre um Papo em Porto Velho.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas antecipadamente pela Central de Atendimento do Sesc (3229 6006 – ramal 215)  ou no próprio local do evento. Informações 8115 0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
 
Estão convidados todos aqueles que desenvolvem atividades criativas, como artesanato, design, moda, gastronomia, arquitetura, propaganda, audiovisual, atividades  culturais, tecnologia, acadêmicos e demais interessados pelo tema.
 
Sobre Economia Criativa
 
A economia criativa envolve setores que unem, em diferentes graus, cultura e tecnologia: artesanato, audiovisual, música, moda, design, arquitetura, gastronomia, setores nos quais o Brasil produz muito, mas ganha pouco.
 
Mais do que riqueza, a economia criativa gera empregos, cresce mais rapidamente do que os outros setores e ajuda a resolver problemas urbanos. Um debate cheio de oportunidades para o Rondônia.
 
A palestra tem como objetivo gerar conscientização acerca do que é a economia criativa e de seu potencial de desenvolvimento sustentável para o Estado.
 
Através desse novo sistema é possível enfatizar as oportunidades e apresentar caminhos para resolver as dificuldades das micro e pequenas empresas desses setores.
 
A economia criativa encara cultura, meio ambiente e tecnologia como dimensões fundamentais para gerar valor econômico. Cultura e meio ambiente deixam de ser vistos como despesas e passam a ser encarados como vantagens competitivas econômicas. 
 
A Amazônia possui uma riqueza incomparável de biodiversidade e de diversidade cultural que, se unidas à tecnologia, podem impulsionar o desenvolvimento da região.

Sobre a palestrante - Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas, economista, mestre em Administração de Empresas e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo  (USP). Trabalhou como alta executiva de multinacionais com base na América Latina, em Londres e Milão.
 
Fundadora da empresa "Garimpo de Soluções - economia, cultura e desenvolvimento" (www.garimpodesolucoes.com.br), é também consultora em economia criativa para a ONU, curadora da conferência britânica "Creative Clusters", diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte, professora da FGV/SP, da Universidade Candido Mendes (RJ) e da Unisinos (RS) e conferencista internacional.
 
Carla é co-autora de "Teorias de Gestão - de Taylor a nossos dias", autora de "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura" e de "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o caleidoscópio da Cultura" (Prêmio Jabuti 2007).
 
 
Palestra "Economia Criativa - Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente: Uma Nova Estratégia de Desenvolvimento para Rondônia"
Palestrante: Economista, administradora pública e consultora da ONU Ana Carla Fonseca Reis.
Data: 16 de abril de 2008
Local: Teatro UM do Sesc Esplanada
Horário: 19h30
Inscrições: gratuitas
Informações: 3229 6006 (ramal 215) – 8115 0545 – oficinadecomunicacao@yahoo.com.br

Gente de OpiniãoDomingo, 10 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Domingo, 10 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)