Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

Domingo é dia de Teatro na praça!!!!


"O JULGAMENTO DE BRANCA DIAS
PELA SANTA INQUISIÇÃO"!!!

Local: Praça das 3 Caixas D'águas
Horário: 19:30h

S I N O P S E

Encenação é baseada no texto O SANTO INQUÉRITO de Dias Gomes, que conta a história do julgamento de Branca Dias no século 18, ela é acusada de ter cometido pecados e atos contra a moralidade. Seu pai e seu noivo também estão presos como peças importantes do julgamento. A montagem foi dividida em sete capítulos que narram todo o processo de julgamento e inicia com a cena do afogamento de Padre Bernardo quando Branca faz respiração boca a boca para salva-lo dando inicio a um conjunto de denuncias que a levam a prisão, ao julgamento e por fim a execução, onde Branca é queimada.

PROPOSTA DA DIREÇÂO

Este espetáculo foi concebido em 2003, apriori para um espaço alternativo, um galpão, porém por não termos o espaço a disposição ele foi montado na estrutura do palco italiano, com uma linguagem contemporânea, mas limitada a estrutura de um teatro convencional. Em 2006, durante um período de pesquisas de linguagem, trouxemos Branca Dias de volta a sua concepção original, mas não para um galpão e sim para a RUA, ou melhor, na PRAÇA, onde inúmeras possibilidades foram experimentadas com movimentos largos dos atores e uso significativo de uma área de 400 metros quadrados. Cada ator possui um elemento cênico característico. Para os padres: um turíbulo, um crucifixo transformado em chicote, uma zabumba que dá ritmo e marcações dos movimentos e para Branca um aro com correntes que dá todo o significado do peso que carrega, sendo usado como elemento que a interliga aos seus inquisidores. Tudo isso faz com que o espetáculo traga uma real tortura com cenas fortes e até violentas.

POR QUE O TEXTO

Hoje a inquisição tem outros nomes como preconceito, politicagem. Vivemos momentos de grande insegurança e somos alvos fáceis daqueles que querem se aproveitar. É disso que fala o texto, é disso que nós falamos. Sobre a inquisição vivente em nossa sociedade e sobre os nossos momentos pessoais de inquisição.

Ficha Técnica

Direção:
Elcias Villar

Elenco:

Branca Dias – Téo nascimento
Padre Bernardo - Hercílio Santana
Notário – Jailton Viana
Inquisidor - Fabiano Carmo

Informações e Contato:
Téo Nacimento: (69) 9954-8868

Mais Sobre Evento

Fenavist e Sindespe, em parceria com a Fecomécio-RO, realizam encontro sobre  eSocial e Reforma Trabalhista

Fenavist e Sindespe, em parceria com a Fecomécio-RO, realizam encontro sobre eSocial e Reforma Trabalhista

O encontro que vai debater dois grandes temas de interesse de empresários, acadêmicos, profissionais da área Contábil, Administração e advogados.

 Produtos de Rondônia na Rodada de Negócios da Fispal 2018

Produtos de Rondônia na Rodada de Negócios da Fispal 2018

Bons negócios à vista: Sebrae apoia empreendedores

Empresários de Rondônia divulgam produtos na Fispal 2018

Empresários de Rondônia divulgam produtos na Fispal 2018

Com stand próprio, Sebrae apoia empreendedores na divulgação

Voluntárias convidam a população a participar da semana do Idoso

Voluntárias convidam a população a participar da semana do Idoso

Participam as assistente sociais Socorro Moraes, Leila Lopes, Jucelandia Zambiazzi, Social Tânia Nicolau e Simone Marcião.