Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

Desafios não impedem realização do Prêmio SINJOR


Transparência e isenção na realização do Prêmio que valoriza o bom jornalismo

O Prêmio SINJOR de Jornalismo surgiu em 2004, partir de uma conversa de membros da direção do Sinjor com executivos da Brasil Telecom. A empresa já patrocinava prêmio semelhante, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac). Organizar esse importante evento tem exigido dos membros da Comissão Organizadora, muito esforço e dedicação.

Segundo a jornalista, Ivalda Marrocos, que participou da comissão organizadora da 1o e 2o edição do prêmio, está redondamente enganado quem pensa que meia dúzia de telefonemas é suficiente para se construir um prêmio dessa natureza. "O desafio de nos organizarmos, manter um calendário, buscar novos patrocinadores, estimular a participação dos profissionais, é muito complicado – trata-se de um trabalho extra -", afirmou a jornalista.

O Prêmio Sinjor de Jornalismo é patrocinado pela Brasil Telecom desde a sua primeira edição. "A empresa tem a preocupação de estar engajada em projetos ligados à comunidade e valoriza o bom jornalismo praticado no estado. Consideramos altamente satisfatório o resultado e o sucesso da iniciativa. Temos um retorno institucional, e a nossa marca vinculada a um prêmio que representa o congraçamento da classe jornalística", ressaltou Leonel Durães, diretor institucional da Brasil Telecom Rondônia e Acre.

"Quando o Sinjor resolveu criar o Prêmio, muita gente duvidava, mesmo assim conseguimos finalizar a primeira edição com uma grande festa no auditório do Ministério Público", lembrou Ivalda Marrocos. A jornalista disse ainda, que é um trabalho que dura um ano todo, com reuniões semanais, escolha dos membros da comissão julgadora e outras ações necessárias para que o prêmio aconteça.

Dificuldades à parte na realização do Prêmio Sinjor de Jornalismo, hoje o concurso está consolidado e a premiação dos vencedores da terceira edição, acontece no dia dois de dezembro, em local ainda a ser confirmado.

O Prêmio Sinjor de Jornalismo é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor), com o patrocínio da Brasil Telecom e Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron). A iniciativa conta ainda com o apoio das Edições Paulinas, Governo de Rondônia, Oana Publicidade, Prefeitura de Porto Velho e Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj).

Comissão julgadora

A comissão julgadora, responsável pela escolha dos trabalhos que serão premiados é formada por pessoas consumidoras de informações, ou seja, que lêem jornal, assistem noticiário na TV, ouvem noticiário das emissoras de rádio e acessam os sites de webjornalismo, dos mais diversos segmentos e possuidores de credibilidade na sociedade. A escolha é feita de acordo com a visão do leitor/ telespectador, que acompanha diariamente o noticiário produzido pelos jornalistas rondoniense. Vale ressaltar, que também compõe a comissão um profissional da área de comunicação, que atua em outro estado.

Para o jornalista, Silvio Persivo, ter participado da comissão julgadora do Prêmio Sinjor, na sua segunda edição foi uma experiência. "São muitas pessoas na comissão, muitas opiniões pessoais, tem que ter o consenso do grupo. Às vezes você é contrariado, mas faz parte do processo. É interessante porque você observa o nível dos trabalhos que estão sendo feitos, e há muita gente de qualidade na imprensa de Rondônia", afirmou.  

Credibilidade

Em todas as etapas do Prêmio Sinjor a Comissão Organizadora não abre mão de princípios como: credibilidade, isenção, transparência e seriedade. "Nunca houve nenhum tipo de interferência de algum patrocinador. As comissões organizadora e julgadora sempre tiveram total liberdade para realizar os seus trabalhos", garantiu Ivalda Marrocos.

De acordo com o jornalista, Júlio Aires, membro da comissão organizadora, não aceita qualquer tipo de interferência que venha colocar em dúvida a forma como o Prêmio é realizado, em qualquer das suas etapas. "Essa é uma questão de honra para todos nós, responsáveis pelo concurso", ressaltou.

Inscrições

As inscrições que terminam no próximo dia 16, podem ser efetuadas na sede do SINJOR, localizada à Rua Rui Barbosa (anexo ao estádio Aluízio Ferreira). Maiores informações podem ser disponibilizadas pelo telefone 3224-3782.

Fonte: Julio Aires 

Mais Sobre Evento

MP promove ciclo de palestras sobre Segurança Institucional no dia 20 de agosto

MP promove ciclo de palestras sobre Segurança Institucional no dia 20 de agosto

Às 14h, o palestrante falará sobre ‘Segurança Institucional com foco nos meios de Tecnologia da Informação’

Sebrae em Rondônia promove seminário da agroindústria durante a XX Feira Agropecuária de Cacoal

Sebrae em Rondônia promove seminário da agroindústria durante a XX Feira Agropecuária de Cacoal

Evento contou com a participação de produtores rurais e empresários do ramo da agroindústria. Durante dois dias foram oferecidas aos participantes pal

OAB/RO promove tradicional almoço em comemoração ao Dia da Advocacia, no próximo sábado (11)

OAB/RO promove tradicional almoço em comemoração ao Dia da Advocacia, no próximo sábado (11)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realiza, no próximo sábado (11), a partir das 12h, o tradicional almoço em comemoração a