Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Cofen: Conselheiros federais participam de evento em RO



Durante a abertura do 19ª Semana da Enfermagem de Rondônia, ocorrida ontem a noite (18), no auditório da ULBRA, em Porto Velho, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, o rondoniense Manoel Carlos Neri da Silva, relatou as ações que foram implementadas desde a sua posse na presidência da autarquia que resultaram no resgate da imagem do sistema Cofen-Corens e revelou a luta que vem travando no Congresso Cofen: Conselheiros federais participam de evento em RO - Gente de OpiniãoNacional para que sejam aprovados os Projetos de Lei que estabelecem em trinta horas como jornada de trabalho e o piso salarial dos trabalhadores da enfermagem brasileira.

Manoel Carlos elogiou as demais organizações representativas da enfermagem que atenderam ao convite para que unissem forças em defesa dos interesses da profissão e criticou a falta de critério do MEC ao conceder autorização para abertura de cursos de graduação. “Por muitos anos o Cofen esteve ausente das lutas de interesse dos trabalhadores da enfermagem e longe das demais organizações representativas da profissão. Hoje trabalhos em parceria. E os resultados são positivos”, revelou.

Em relação a crise que afeta a área de Saúde de Rondônia, de acordo com Manoel Carlos, é um problema nacional e multe facetária: falta de financiamento, recursos humanos e de gestão.

“Hoje o setor privado investe mais na saúde do que o público. Isso tem provocado o desmonte do atendimento da maioria da população que espera que o estado cumpra seu papel social e constitucional. Enquanto os governantes não perceberem que é necessário investir na qualificação continuada dos seus profissionais e contratar mais servidores, a saúde vai continuar neste caos. O político fala muito em construir novas unidades, mas esquece que é necessário contratar profissionais para atender a população e qualificá-los para manipular os equipamentos mais modernos”, explicou Neri.

Neri cobrou dos parlamentares federais a votação e aprovação imediata do PL que trata das 30 horas e do piso salarial. Lembrou ainda da importância da aprovação da emenda 29 para o financiamento da saúde.

A semana da enfermagem vai até amanhã, com uma plenária do Conselho Federal. Todos os conselheiros já estão em Rondônia acompanhando o evento.


Fonte: Robson Oliveira
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)