Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

'Bizarrus' será apresentada a presidentes de Tribunais de Justiça


 
A peça teatral "Bizarrus" será apresentada a presidentes de Tribunais de Justiça de todo o Brasil, no próximo dia 10, no Sest/Senat, em Porto Velho. A peça está em cartaz há 10 anos é uma encenação feita a partir do trabalho de ressocialização com egressos e apenados do Sistema Prisional de Rondônia.

Os magistrados estarão na capital para participarem do 80º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, que será realizado nos dias 9 e 10 de julho. O objetivo é a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário estadual. Por meio da integração dos tribunais, o colégio estimula o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, bem como o aprofundamento dos temas e questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado.

A apresentação faz parte da programação do segundo dia de encontro, e terá na platéia autoridades importantes do Judiciário, como o ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça e membro do Superior Tribunal de Justiça. Os magistrados assistirão à trama encenada por 13 ex-detentos e um detento ainda recluso. O espetáculo é dirigido por Marcelo Felice, que também atua. O grupo tem ainda uma atriz dançarina e uma iluminadora que não são apenadas.

Bizarrus já foi vista por mais 80 mil pessoas, na maioria estudantes. O projeto é mantido por uma parceria entre o Sest/Senat, entidade ligada à Confederação Nacional de Transportes, e a Secretaria de Justiça do Estado.

A seriedade do trabalho feito com os egressos do sistema penal fez com que a peça fosse apresentada em eventos de repercussão nacional, como Conferência Nacional Mudança de Cena II, Projeto Balaio Brasil, Fórum Cultural da Amazônia e Fórum Mundial Cultural. O trabalho também foi objeto de estudo para um doutoramento, sendo nele baseada a tese da doutora Maria Hercília Junqueira, professora da Universidade Federal de Rondônia. Ela é psicóloga e terapeuta do grupo desde o início.

Fonte: Ascom TJRO

 

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)