Terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 - 11h07
Confetes, serpentinas e fantasias. Esses foram apenas uns dos apetrechos utilizados por alunos e ex-alunos do Instituto Maria Auxiliadora neste último sábado ao participaram de mais uma edição do CarnaIma em Porto Velho. O evento, que teve início às 8 horas da manhã contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Quem compareceu pode participar do sorteio da rifa de um HD externo, assistir o desfile das crianças, além de conferir o bloco dos funcionários da casa e das irmãs salesianas.
De acordo com a coordenadora e promotora de eventos, Betinha Alves, o sucesso do evento se deu por conta do trabalho de uma equipe. “Além do apoio das irmãs salesianas e dos professores, podemos esse ano contar com uma equipe especial. Estamos surpreendidos e muito satisfeitos com os ex-alunos mais novos que se levantaram para ajudar a escola” ressaltou Betinha ao falar da Associação dos Ex-alunos do IMA.
A novidade é que a Associação dos Ex-alunos tem ganhado força nesses últimos tempos. Os alunos que deixaram há menos tempo a escola têm se reunido semanalmente e até formaram uma comissão de eventos para deliberar sobre as próximas atividades a serem realizadas no IMA. “Muito boa essa iniciativa. Esses novos ex-alunos irão continuar o trabalho que há anos começamos. São jovens e têm muito a contribuir” afirmou a presidente interina da Associação Raquel Oreli.
Para a Diretora Administrativa Financeira e Assessora Pedagógica do IMA, Irmã Odete dos Santos Vieira, a atitude dos alunos é o reflexo da educação. “Esse apoio só veio confirmar que os alunos ficaram com a mensagem cristã. Eles fizeram e sempre farão parte desta família Salesiana que educa e evangeliza, formando um bom cristão e um honesto cidadão” afirmou.
Leilane Gusmão é um exemplo disso. Estudou no Instituto Maria Auxiliadora por 7 anos. Concluiu os estudos em 2001, mas nunca abandonou a escola. Foi ela quem uniu forças com os ex-alunos e formou a comissão de eventos. “Depois que soube das dificuldades de escola resolvi ajudar, afinal, quando penso no IMA, passa um filme na minha cabeça. A base da minha vida está ali. Toda vez que entro na escola, é um mix de emoção. Lembro das amizades, ensinamentos e de que na escola não devemos aprender só português e matemática. Aprendemos a ser bons cidadões e a seguir os ensinamentos de Dom Bosco. E isso não pode parar” destacou Leilane.
Os ex-alunos que fazem parte da Associação se reúnem todo dia 24 de cada mês para além de tratar da espiritualidade, discutir propostas e andamentos dos projetos do Instituto.
Projetos
O Instituto Maria Auxiliadora foi fundado em 14 de maio de 1930 pela Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora Salesianas. Em seus 81 anos de existência, o IMA desenvolve sua ação educativa e desportiva segundo o espírito de Madre Mazzarello e Dom Bosco. A base educacional e estrutural da escola foi ponto positivo para que o governador Confúcio Moura se reunisse no último dia 07 com a equipe do colégio para conversar sobre uma possível parceria. Trata-se do o Núcleo Avançado em Educação (Nave), um programa de educação tecnológica desenvolvido pela OI Futuro no Rio de Janeiro e em Recife voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizam de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio, capacitando os jovens para profissões na área digital.
Segundo Betinha Alves, a direção da escola ainda está articulando com o Governo do Estado detalhes sobre essa parceira. “A escola cederia o espaço e em contrapartida o governo se responsabilizaria pela restauração do prédio mais antigo da escola” concluiu.
O projeto inicialmente atenderia as crianças da zona Leste de Porto Velho que estão em situação de vulnerabilidade.
Próximos Eventos
Para ajudar na restauração da quadra poliesportiva da escola, a Associação dos Ex-alunos do IMA realiza no próximo dia 10 de março a partir das 11h30 da manhã na sede do colégio, a 1ª Feijoada Beneficente. Além do sorteio de brindes, o evento vai contar também com a presença de um grupo de pagode. O convite individual está sendo vendido a R$15. Os interessados em participar, devem comparecer na sede da escola, situada à Rua Irmã Capeli, nº 41 – Centro ou ligar para os telefones 3026-4825 / 8118-5957.
Fonte: Renata Vannier
Fotos: Pedro Paulo Pantoja
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia