Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Abrem-se as cortinas do folclore



Parintins - A espera acabou. Na noite de hoje serão abertas as cortinas para a maior festa do folclore brasileiro. O Festival Folclórico de Parintins chega a 46ª edição com peculiaridades que acirraram a rivalidade entre e Garantido e Caprichoso nos últimos dias.

Abrem-se as cortinas do folclore - Gente de Opinião
Band transmite o Festival Folclórico de Parintins em alta definição



Alguns dos principais itens dos bumbás trocaram farpas afiadas e agora querem mostrar, na arena do Bumbódromo, que podem soltar o grito de campeão após as três noites de apresentação. O palco está montado e ambos vão usar todas as suas armas para conquistar a torcida e os jurados. Que vença quem tiver a melhor magia.

Nesta primeira noite, o Garantido será o primeiro a se apresentar, a partir das 20h. O tema da estreia é ‘Povo Vermelho: Amazônia indígena, antes’. Segundo o coordenador da comissão de artes, Fred Góes, a história dos povos indígenas será a primeira a ser apresentada dentro do tema Miscigenação porque os indígenas são a matriz da formação social e cultural dos povos da Amazônia.

Mas é na lenda da Cobra Grande que estão as grandes atenções. Um momento de criação e povoamento do mundo e outro da projeção de um animal enorme e assustador. Além de apresentar a lenda de Junior Feijó, a alegoria vai trazer a cunhã-poranga, Tatiane Barros. A estrutura tem 200 quilos.


Caprichoso

Assim como no Garantido, a alegoria da lenda da Boiúna será a principal atração do Boi Caprichoso na primeira noite. Em coletiva realizada ontem, as alegorias do bumbá azul e branco foram enfim reveladas. O conselho de artes do boi mostrou as estruturas em vídeos em 3D, realçando os movimentos dos objetos.

A lenda da Boiúna vai exibir movimentos simultâneos durante a apresentação. O coordenador de artes do Caprichoso, Gil Gonçalves, adiantou como deve ser a primeira noite no Bumbódromo. “Nós vamos apresentar um bloco de quatro alegorias pesadas, que vão demandar um tempo de apresentação, de montagem e de tiragem.

Só aí nós vamos levar uma hora e vinte minutos e vamos reservar os outros minutos para a gente dançar. Vamos ter um tempo para brincar de boi”, revelou.

Questionado se o fato de o rival apresentar uma lenda semelhante atrapalha o Caprichoso, Gil não perdeu a pose. “De jeito nenhum. Vai ser um duelo interessantíssimo”, disse.

Fonte: Bruno Tadeu e Cleidimar Pedroso / DMam24.com


 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)