Sexta-feira, 24 de junho de 2011 - 20h15
Parintins - A espera acabou. Na noite de hoje serão abertas as cortinas para a maior festa do folclore brasileiro. O Festival Folclórico de Parintins chega a 46ª edição com peculiaridades que acirraram a rivalidade entre e Garantido e Caprichoso nos últimos dias.
![]() |
Band transmite o Festival Folclórico de Parintins em alta definição |
Alguns dos principais itens dos bumbás trocaram farpas afiadas e agora querem mostrar, na arena do Bumbódromo, que podem soltar o grito de campeão após as três noites de apresentação. O palco está montado e ambos vão usar todas as suas armas para conquistar a torcida e os jurados. Que vença quem tiver a melhor magia.
Nesta primeira noite, o Garantido será o primeiro a se apresentar, a partir das 20h. O tema da estreia é ‘Povo Vermelho: Amazônia indígena, antes’. Segundo o coordenador da comissão de artes, Fred Góes, a história dos povos indígenas será a primeira a ser apresentada dentro do tema Miscigenação porque os indígenas são a matriz da formação social e cultural dos povos da Amazônia.
Mas é na lenda da Cobra Grande que estão as grandes atenções. Um momento de criação e povoamento do mundo e outro da projeção de um animal enorme e assustador. Além de apresentar a lenda de Junior Feijó, a alegoria vai trazer a cunhã-poranga, Tatiane Barros. A estrutura tem 200 quilos.
Caprichoso
Assim como no Garantido, a alegoria da lenda da Boiúna será a principal atração do Boi Caprichoso na primeira noite. Em coletiva realizada ontem, as alegorias do bumbá azul e branco foram enfim reveladas. O conselho de artes do boi mostrou as estruturas em vídeos em 3D, realçando os movimentos dos objetos.
A lenda da Boiúna vai exibir movimentos simultâneos durante a apresentação. O coordenador de artes do Caprichoso, Gil Gonçalves, adiantou como deve ser a primeira noite no Bumbódromo. “Nós vamos apresentar um bloco de quatro alegorias pesadas, que vão demandar um tempo de apresentação, de montagem e de tiragem.
Só aí nós vamos levar uma hora e vinte minutos e vamos reservar os outros minutos para a gente dançar. Vamos ter um tempo para brincar de boi”, revelou.
Questionado se o fato de o rival apresentar uma lenda semelhante atrapalha o Caprichoso, Gil não perdeu a pose. “De jeito nenhum. Vai ser um duelo interessantíssimo”, disse.
Fonte: Bruno Tadeu e Cleidimar Pedroso / DMam24.com
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia