Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Viciados em futebol são comparáveis a alcóolatras, diz médico



Antonio deixou a mulher no hospital, a minutos do parto de uma gravidez complicada, para ver seu time do coração, Matonense, jogar. Vitor ameaçou: se o Corinthians for mal, termina com a namorada palmeirense. Leônidas vendeu o sítio da família para acompanhar o Internacional até o Japão.

Para eles, de certa forma, vale a máxima "o futebol é o ópio do povo". São, afinal, viciados e precisam de tratamento, segundo o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes).

Os torcedores responderam a um questionário avaliado pelo psiquiatra (veja abaixo). A pessoa que manifestar qualquer um desses comportamentos de vício mais de cinco vezes por mês é considerada "dependente" segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), diz o médico.

Assim como em drogas, álcool ou jogatina, o boleiro fanático não acredita ter perdido o controle. "É vício porque [o paciente] só pensa naquilo. Não consegue trabalhar, nem ter relacionamentos afetivos ou vida social."

"Muitas vezes, a pessoa está passando por um problema e, em vez de encará-lo, usa o futebol como fuga."

Marcos Schiavo, 29, não vê nada de errado na dedicação que tem pelo Corinthians. Com uma ex-namorada, também da Gaviões, foi a Recife (PE) e gastou cerca de R$ 1.000 em 23 horas. Queriam assistir à equipe jogar, mesmo sem garantia de ingresso.

Apesar de se declarar contra a violência, Schiavo diz que a situação fica mais complexa quando envolve a Gaviões da Fiel. Perguntado se já se envolveu em brigas de torcida, desconversa.

Vitor Oshiro, 23, vê a namorada palmeirense como pé-frio. Tanto que prometeu romper com ela caso seu time continue indo mal no ano do centenário. "Ao começar o namoro, o
Corinthians estava em ótima fase. Engatamos, e o time deu uma bela de uma caída."

Quando o jogo se inicia, Antonio Donato, 66, que além de torcer pela Matonense também é corintiano, assiste só até saber quem é o juiz. Aí muda de canal _ não quer sofrer minuto a minuto.

Se seu time perde, não dorme. Xinga os jogadores, fica matutando os lances da partida, revira-se na cama.

Há 15 anos, veio o trauma com os juízes.

A Matonense, time pelo qual torce na sua cidade natal, Matão (SP), estava perdendo. Donato se injuriou com a "roubalheira" do juiz e partiu para o gramado. Mas sua sandália ficou presa no alambrado e ele só saiu de lá guinchado por policiais.

Se o próprio boleiro não se vê como viciado, familiares e amigos também podem ter dificuldade para detectar o problema, aponta o psiquiatra Silveira.

"Há este glamour da paixão nacional [que] até reforça o comportamento patológico. Imagina se a sociedade tiver a mesma tolerância com jogadores compulsivos. Seria um desastre!"

Fonte: G1 Notícias

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol

Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm

Porto Velho brilha mais uma vez e conquista tricampeonato no JIR 2025

Porto Velho brilha mais uma vez e conquista tricampeonato no JIR 2025

A noite da última quinta-feira (23), foi marcada por fortes emoções e muita euforia, com a conquista de atletas de Porto Velho nos pódios, levantando

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam novas medalhas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam novas medalhas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros

Delegação rondoniense segue colecionando conquistas no segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia. Na sexta

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)