Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Torcida levou mais emoção à final


 
Danilo Macedo
Agência Brasil

O último jogo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil não fugiu ao que foi todo o torneio. Belos lances e emoção até o fim da partida. O último gol do campeonato, de número 171, fez com que esta Copa passasse a dividir o recorde de gols com o torneio disputado na França, em 1998. Embora a maioria dos brasileiros estivesse torcendo para a Alemanha, que ao longo da competição foi o time mais simpático com o Brasil fora de campo – mas que dentro dele nos goleou por 7 x 1 -, havia muitos apoiando a Argentina, a finalista da América do Sul com o craque Lionel Messi.

Duas horas antes da partida, brasileiros e argentinos, com espírito esportivo, cantavam as músicas que citam e provocam os vizinhos rivais. Nos dias anteriores, os argentinos chegaram às dezenas de milhares ao Rio e foram acolhidos em locais como o Sambódromo. Alguns foram vistos dormindo até em jardins nos arredores do estádio.

Os alemães, que escolheram o calor de Santa Cruz Cabrália para treinar, ouviram as vozes de sua torcida se multiplicarem com o apoio de brasileiros dentro do estádio, que abafaram, de certa forma, a pressão ensaiada pela apaixonada torcida argentina. As luzes do Maracanã homenagearam as duas merecedoras finalistas. Metade azul e metade amarelo e vermelho, iluminando a cobertura branca do estádio.

Dentro de campo, os jogadores corresponderam à energia da torcida. Teve muito suor, gol anulado, prorrogação, invasão de campo por um torcedor, gol válido e até sangue do jogador Schweinsteiger, atingido pelo atacante argentino Agüero. Após 24 anos, desde o último título, a Alemanha sagrou-se campeã mundial pela quarta vez.

Os jogadores alemães receberam o troféu e as medalhas na presença da chanceler Angela Merkel, da presidenta Dilma Rousseff, e do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter. Dilma foi vaiada por parte da torcida quando era mostrada nos telões do estádio.

Apesar da derrota, o capitão da Argentina, Lionel Messi, recebeu a Bola de Ouro como melhor jogador desta Copa. O alemão Manuel Neuer recebeu a Luva de Ouro como melhor goleiro.

Uma hora depois do fim do jogo, os atletas alemães estavam em campo, acompanhados de seus parentes, levantando a taça, fazendo festa com a torcida e eternizando um grande momento.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM

Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM

A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

Enxadristas do interior e da capital de Rondônia, de todos os níveis e entusiastas do jogo de Xadrez, participaram nos ritmos Rápido e Blitz em mais

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Lucilene Silva Vieira conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, entre os dias

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)