Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

SP tem até julho para mostrar que quer abrir Copa do Mundo



Vinicius Konchinski
Agência Brasil


São Paulo – O ministro do Esporte, Orlando Silva, deu hoje (28) um prazo para que a cidade de São Paulo mostre que quer realmente sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, até o fim de julho, as autoridades locais precisam demonstrar na prática que a maior cidade do país tem condições de receber o primeiro jogo do Mundial.

Silva disse que, nas últimas semanas de julho, representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) estarão no Brasil para eventos relacionados à Copa de 2014. Para ele, até lá, a construção do novo estádio paulistano e outras obras de preparação da cidade precisam ser iniciadas para que a capital paulista se garanta como cidade-sede.

“O limite para São Paulo mostrar o que pretende em 2014 será o final de julho, quando as autoridades da Fifa estarão aqui”, afirmou o ministro, em evento na capital paulista. “Até lá, São Paulo terá que demonstrar que quer participar da Copa de 2014”, completou.

Silva disse ainda que a decisão da Fifa de não realizar a Copa das Confederações (torneio preparatório para a Copa do Mundo) em São Paulo é grave. É também um sinal de que a cidade não vem cumprindo os requisitos para receber o Mundial.

O ministro, entretanto, afirmou que confia nas autoridades locais e espera que a decisão da Fifa sirva de alerta. “São Paulo tem que aprender com o fato lamentável de ter ficado excluída da Copa das Confederações, trabalhar mais rápido, preparar o estádio para participar do Mundial e, sobretudo, um estádio capaz de receber a abertura da Copa de 2014.”

Segundo Silva, a “posição secundária” que a cidade vem assumindo no que se refere à Copa do Mundo é “uma crônica de uma morte anunciada”. Na avaliação do ministro dos Esportes, o governo estadual anterior não agiu como deveria e comprometeu a relevância da participação paulistana no Mundial. “O governador Geraldo Alckmin herdou uma situação de inércia do governo anterior”, disse. “Mas essa é a realidade, e ele vai ter que enfrentar junto com a prefeitura de São Paulo.”

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Mais de 800 atletas participam da 6ª Corrida do MPRO

Mais de 800 atletas participam da 6ª Corrida do MPRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã deste domingo (25/1), a 6ª Corrida do MPRO, em Porto Velho, em comemoração aos 44 anos de

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), divulgou a relação atualizada dos espaços esportiv

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA

Aos 42 anos a acreana Jerusa Geber é tetracampeã mundial dos 100 metros T11 (deficiência visual), chegando a 13 pódios em Mundiais, além de várias med

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade

O futebol brasileiro promete movimentar Porto Velho nesta quarta-feira (17), com jogos decisivos envolvendo três clubes que figuram entre as maiores t

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)