Domingo, 30 de junho de 2013 - 18h11
Alana Gandra
Agência Brasil
Rio de Janeiro - Seja qual for o resultado do jogo entre as seleções do Brasil e da Espanha, que encerra hoje (30) a Copa das Confederações no Estádio do Maracanã, o saldo já é positivo, disse o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victor Melo.
“Significou, de alguma forma, um estímulo para a mobilização das pessoas. Foi bom. Pode ser que isso ajude um pouco na contenção de gastos que a gente vai ter com a Copa de 2014”. Para Victor Melo, “no mínimo”, a Copa das Confederações, da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mostrou que as pessoas estão atentas a outros fatos que não apenas o futebol.
Ele acredita que o melhor resultado dessa Copa é a mobilização da população que reivindica novos posicionamentos democráticos. “Acho que, talvez, isso tenha sido o melhor”.
O professor da UFRJ ponderou que há necessidade agora de observar os desdobramentos desse movimento, para ver se ele terá força para reivindicar que os gastos públicos que estão sendo feitos com a organização da Copa do Mundo de 2014 e também com as Olimpíadas de 2016 sejam mais transparentes, para que o povo tenha mais controle sobre o que está sendo feito.
“Temos que esperar esses desdobramentos. Pode ser que a Copa de 2014, a partir desse prisma, traga mais benefícios para o país. Por isso, acho que a Copa das Confederações foi um importante alerta de que a população está atenta ao que ocorrre, que a população não está alienada com o discurso ufanista que cerca o espetáculo”, reiterou.
Segundo Melo, muita gente soube de forma clara distinguir que havia uma reivindicação em volta do evento, mas isso não tinha relação com os símbolos nacionais. “A Seleção Brasileira continua movimentando as pessoas. Então, essas manifestações contrárias à forma como o evento tem sido organizado não podem, de maneira nenhuma, ser confundidas com manifestações não patrióticas. Pelo contrário. São manifestações patrióticas, que esperam que o país tenha mais transparência”.
Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX
A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes
A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi