Terça-feira, 3 de dezembro de 2013 - 20h18
A delegação de Rondônia fez bonito nas Paralimpíadas Escolares de 2013 e voltou para casa com 24 medalhas, sendo nove de ouro. De acordo com o treinador, professor Silvio Corsino, a equipe, que contou com 15 alunos, mostrou um desempenho excelente nas provas e superou adversários de outros Estados com grandes chances de vitória.
Silvio comentou que o número de medalhas conquistadas pelos alunos-atletas nesta edição das Paralimpíadas Escolares, que foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro em São Paulo, superou a quantidade obtida em 2012, quando a delegação conseguiu 18 medalhas. Entre os destaques do grupo rondoniense na competição está o atleta Mateus Evangelista, que conquistou três ouros pelo atletismo e foi eleito o melhor atleta da competição pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Para o jovem, a competição foi um momento onde pôde superar as próprias marcas atuais. “Foi muito bom e gratificante. Todo trabalho feito no ano compensou com os resultados das Paralimpíadas”, considera. Além das medalhas de ouro, Mateus foi eleito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como o melhor atleta masculino da competição. “Ano que vem, por conta da idade, já não poderei competir mais, então ser considerado o melhor atleta foi como um presente de desfecho para mim”, declara.
Corsino diz a equipe representou muito bem o Estado e garante que os jovens ficaram muito contentes com os resultados finais das provas. “Treinamos bastante durante o ano e acredito que fizemos bonito nos jogos. A motivação fez com que eles levassem as medalhas que ganharam. É desse jeito que a gente mostra a força dos atletas paraolímpicos de Rondônia”, declara o treinador, que elogiou toda a equipe técnica e o auxílio do Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Educação.
O professor afirma que os alunos já estão se preparando para a edição de 2014 das Paralimpíadas Escolares. “Eles estão descansando para começar um novo ciclo de treinos e ficarem bem preparados para as novas competições”, conclui.
Participaram das Paralimpíadas os seguintes alunos-atletas: Alex Douglas Moraes, do Centro de Ensino de Jovens e Adultos Padre Moreti, Elaine Dantas Ferreira, da Apae de Alta Floresta do Oeste; Fernando de Matos e Silva, Escola Estadual Carmela Dutra; Gabriel Castelo Branco, Escola Estadual Osvaldo Piana; Guilherme de Souza, Colégio Tiradentes; Guilherme Sussuarana Terra, Sesi-Escola; Ketyla Paula Pereira Teodoro, Escola Estadual Marechal Castelo Branco; Ludmila Naielly Meireles da Costa, Escola Roberto Pires; Luis Carlos Oliveira Félix, Escola Flora Calheiros; Luiz Henrique Azevedo Rocha, Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon; Marcos Mateus Gonzaga Chaves, Escola Estadual Carmela Dutra; Mateus Evangelista Cardoso, Escola Jesus Bulamarqui; Rafaela Tainá Machado, Escola Estadual Murilo Braga; Renata Maleski Marcolin, Sesi-Escola; e Suelen Condori Hervas, da Escola Estadual Luiz Soares de Cássia.
Fonte: Halex Frederic / Seduc
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes
A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi
NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia
A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao