Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Rally dos Sertões: um desafio para poucos e bons


Para participar do rali, as equipes passam 12 meses preparando o veículo, braços e mente. E o tempo passou rápido, pois faltam apenas 13 dias para o começo de mais uma edição do Rally dos Sertões


São meses de dedicação e sonhando com o início da competição off-road mais esperada do Brasil: o Rally dos Sertões. As equipes que participam do segundo maior rali do mundo não tem folga. São pelo menos 10 meses de trabalhos intensos, seguindo à risca um planejamento que envolve desenvolvimento mecânico, treinamento e logística. É preciso estar bem preparado para encarar essa aventura!

Enfim, chegou a hora de buscar os resultados. A nação "ralizeira" vive momentos de grande expectativa, pois no dia 23 de junho, começa o 17º Rally dos Sertões, que largará de Goiânia, GO, e seguirá rumo a Natal, RN, onde chegará no dia 3 de julho, após percorrer 5.056 quilômetros.

Exemplo de superação e dedicação ao esporte, o piloto Roberto Reijers e o navegador Rogério Almeida é uma das duplas mais atuantes do rali cross-country, e há dois anos vem desenvolvendo uma Ford Ranger Protótipo. "Um carro de rali precisa ser forte, ter um bom sistema mecânico e um confiável conjunto de suspensão, frenagem etc. Temos trabalho neste projeto desde o começo de 2008, quando assumimos a Reijers Rally Team, e muitas adaptações já foram realizadas desde então", contou Reijers.

A Ranger está equipada um motor MWM International NDG 3.0 Eletronic, totalmente retrabalhado e mapeado eletronicamente, chegando a 275 cv a 4.000 rpm; possui torque de 65 kgfm a 2.000 rpm, com intercooler e filtro de ar com maior volume de refrigeração para turbina. O câmbio é Sadev de seis marchas.

A máquina possuía em torno de 2.100 quilos, e para ficar mais leve, perdeu 280 quilos. Para chegar a esse peso, placas de alumínio foram utilizadas, o chassi foi recortado, entre outras alterações.

"O rali não se resume a piloto e navegador, existe uma enorme estrutura e muitos profissionais, onde o trabalho de cada um é fundamental. Da Ranger original tiramos tudo o que não fosse necessário à competição, como painel original, forro de portas e outros. Depois, algumas peças foram reforçadas, como a suspensão; este item com certeza sofre as maiores transformações, e a nossa, por exemplo, passou de um amortecedor por roda para três", detalhou Almeida, que já sentiu o gosto da vitória do Rally dos Sertões, em 2005.

A picape possui itens de segurança, como gaiola em aço para reforçar toda a estrutura do carro, protegendo os ocupantes no caso de colisões e capotagens. Também tem um sistema anti-chamas para proteção à incêndios, bancos especiais para competição (os chamados bancos concha) com cintos de segurança de cinco pontos etc.

Já começou a contagem regressiva, faltam poucos dias para os veículos se alinharem e dar início ao 17º Rally dos Sertões. Quem tiver o melhor equipamento, bom preparo físico e psicológico, habilidade e experiência, terminará o certame com um bom resultado.

Fonte: Isis Moretti - Mtb: 36.471

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal