Quarta-feira, 26 de março de 2014 - 09h50
A Estação Aeroporto é a primeira de um total de 33 que serão construídas nos dois eixos do VLT, sendo 22 na linha 1 (Aeroporto-CPA) e 11 na linha 2 (Centro-Coxipó). Está localizada em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao viaduto ferroviário do aeroporto.
Em três dos quatro terminais de integração (Várzea Grande, CPA e Coxipó) será edificada uma estação anexa ao terminal. Já a Estação Porto será diferenciada, uma vez que também será usada como terminal para a integração entre ônibus e o VLT.
A estação
Como em todas as obras da construção civil, a construção da Estação Aeroporto começou pela fundação, com a execução das estacas (etapa concluída). As atividades iniciaram no fim de fevereiro e atualmente estão sendo executados os blocos, também relacionados à fundação, bem como a montagem da estrutura metálica (pilares), que será seguida para a cobertura.
A estação terá 65 metros de comprimento, por 19 de largura e sete metros de altura, em seu ponto mais elevado. A plataforma terá 30 centímetros de altura em relação ao nível da avenida. Os projetos civil e arquitetônico são diferenciados. Na parte civil, a diferença em relação às demais estações começa na locação da estrutura na via. Diferentemente das outras estações (com exceção da Estação/Terminal Porto), a do Aeroporto está localizada na lateral da avenida (no sentido Aeroporto - Trincheira Zero Km) e não no canteiro central.
Em decorrência disso, a locação das linhas dos trilhos também está na lateral, o que faz com que a estação tenha duas plataformas, uma para o embarque e outra para o desembarque de passageiros. Nas outras estações, será apenas uma plataforma, usada tanto para quem entra quanto para quem sai do VLT.
Ainda na parte civil (estrutural), a estação contará com bilheteria, catracas para entrada e saída de passageiros, sala de quadros para instalação dos equipamentos, sanitário para uso interno, lixeiras e pontos com bancos para o usuário aguardar a chegada do VLT, cujo intervalo pode ser de quatro minutos por sentido, dependendo do horário.
Considerando que a Estação Aeroporto é a porta de entrada da cidade, o projeto arquitetônico possui um aspecto singular, no formato de arco. Associado à particularidade da arquitetura, o toque final ao ambiente será dado com um projeto paisagístico em três pontos diferentes da estação.
Acessibilidade
Não só na Estação Aeroporto, mas em todas as demais, está assegurada a acessibilidade aos usuários. A primeira característica é o nível da plataforma, igual ao do trem, facilitando a entrada e saída de passageiros que usam cadeira de rodas. Também será reservada uma área na plataforma para pessoas com mobilidade reduzida e que usam cadeiras de rodas. Da entrada da estação até a área de desembarque, os deficientes visuais poderão se deslocar usando o piso tátil.
Várzea Grande terá oito estações de embarque e desembarque, incluindo a anexa ao Terminal Várzea Grande, seguida pela do Aeroporto, Couto Magalhães, Shopping Fórmula, Secretaria dos Esportes, Cristo Rei, Abelardo Azevedo e FEB. A nomenclatura obedece àquela prevista no edital. O Consórcio VLT já iniciou a fundação da estação Couto Magalhães.
Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM
A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por
Enxadristas do interior e da capital de Rondônia, de todos os níveis e entusiastas do jogo de Xadrez, participaram nos ritmos Rápido e Blitz em mais
Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025
Lucilene Silva Vieira conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, entre os dias
Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite