Quinta-feira, 11 de julho de 2024 - 17h41
Em 1958 o garoto de 17 anos incompletos foi campeão do mundo, que se curvou ente a genialidade dele, com certeza o brasileiro mais conhecido no Planeta, Pelé, atleta numa época em que a única preocupação deles era jogar bola e honrar o Brasil.
Em 1962 no Chile, quando jogou apenas uma partida e um pedaço da outra, já era chamado “melhor jogador do mundo”. Em 1966 não foi muito longe, depois da caçada que o impuseram a defesa portuguesa e um árbitro, digamos, com problema de visão.
Em 1970 esteve até ameaçado de dispensa da seleção brasileira – outro foi Tostão, mas acabaram indo para o México, onde ganharam a Taça que (a irresponsabilidade?) da entidade responsável pela guarda do troféu, permitiu ser roubada.
Era destino, ou o Maracanã veria as maiores exibições de Pelé? O milésimo gol, o gol contra o Paraguai na eliminatória para a Copa de 1970, o dia em que a rainha da Inglaterra fez questão de ver um jogo de Pelé etc.
Em 1980 a revista francesa L’Équipe, ouvidos 20 jornalistas esportivos de países diversos, concedeu-lhe o título de “Champion du Siècle” (Campeão do Século), no Brasil “Atleta do Século”, - batendo outras lendas de esportes diversos, como Jesse Owens (2º - EUA – 4 ouros olímpicos), o ciclista Edouard Merckx (3º - belga - 5 vezes campeão do “Tour de France”).
Em 1999 Pelé seria escolhido, sem nunca ter participado de qualquer Olimpíada, como o “Atleta do Século, pelo Comitê Olímpico Internacional, numa votação com 200 presidentes de comitês olímpicos nacionais.
Nessa votação Pelé superou: Muhammad Ali (boxe - EUA , ouro em Roma 1960), Carl Lewis (atletismo – EUA, nove ouro olímpicos em 4 Jogos), Michael Jordan (basquete – EUA, ouro olímpico/Barcelona 1992), Mark Spitz (natação – EUA, sete ouros em Munique-1972).
Nunca neguei: Não gosto de futebol, mas dava gosto ver a seleção jogar, com Garrincha e Pelé como a de 1958, ou a de 1970, tida por muitos como a melhor seleção de todos os tempos, onde ponteava o tricordiano Edson Arantes do Nascimento.
Só para lembrar: há 26 anos o tricordiano mais famoso do mundo era eleito “Champion du Siècle”.
Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX
A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes
A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi