Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Orçamento para Copa 2018 já chega ao dobro do previsto


BBC Brasil -  O ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, anunciou um orçamento de 600 bilhões de rublos (cerca de R$ 38,9 bilhões), dos quais quase 40% serão gastos para a construção ou renovação de estádios.

O restante deverá ser gasto com obras de transportes e infraestrutura.

Segundo Mutko, os custos deverão ser divididos entre os setores público e privado.

No Brasil, que organiza a próxima Copa do Mundo, em 2014, o último levantamento divulgado pelo governo, em maio, indica um orçamento total de R$ 27,1 bilhões.

Qualidade 'impressionante'A Rússia foi escolhida pela Fifa como sede da Copa de 2018 numa eleição polêmica, em que venceu a favorita Grã-Bretanha e as candidaturas conjuntas de Portugal e Espanha e de Bélgica e Holanda.

Onze cidades-sede foram escolhidas para abrigar os jogos da Copa, todas na parte europeia da Rússia: Moscou (com 2 dos 12 estádios), São Petersburgo, Sochi, Yekaterimburgo, Kazan, Nizhny Novgorod, Rostov-on-Don, Samara, Kaliningrado, Volgogrado e Saransk.

Em um comentário durante a mesma conferência em Moscou na qual foram anunciados o orçamento e as sedes, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que, se depender da proposta russa, a qualidade dos estádios em 2018 será "impressionante".

O presidente da Fifa, Sepp Blatter, afirmou por sua vez que o futebol está se expandindo o tempo todo.

"Vocês podem imaginar que tivermos um representante da Síria nos comitês da Fifa na semana passada e eles jogam futebol na Síria?", disse. "Talvez não em Aleppo agora, mas eles jogam futebol na Síria", disse.

A cidade de Aleppo sofre com a violência do conflito entre as forças que tentam derrubar o presidente Bashar Al-Assad e a repressão oficial do governo sírio.

"Vocês sabiam que no Afeganistão eles têm uma liga de futebol? O futebol é jogado em todos os lugares. O futebol dá às pessoas esperança e conecta essas pessoas", afirmou Blatter.

Ele observou ainda que em 2018 a Copa do Mundo chegará pela primeira vez à "parte leste da Europa".
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal