Domingo, 1 de abril de 2012 - 21h10
Sem contar com sua zaga titular diante do Pelotas, Vanderlei Luxemburgo conheceu sua primeira derrota como técnico do Grêmio. Com Gilberto Silva e Werley lesionados, o treinador apostou na dupla Vilson e Pablo na partida deste domingo. No entanto, não deu certo. Sem entrosamento, os zagueiros acabaram envolvidos pelo ataque do adversário, que venceu a partida por 1 a 0.
Para Luxemburgo, entretanto, as falhas não foram somente da nova dupla de zaga. O técnico acredita que a "marcação frouxa" demonstrada pela equipe neste domingo funcionou como um "efeito cascata" que acabou deixando os defensores mais expostos diante do Pelotas.
— Erraram como toda a equipe. Aí os zagueiros ficam mais expostos e acabam pagando. A marcação começa frouxa na frente, daí o cara chega com perigo. E você vê, foi um lance. Não tivemos aquela marcação que eu gosto de tirar o espaço do adversário — disse o treinador.
Luxemburgo também citou a grande quantidade de chances perdidas pelo ataque tricolor diante do Pelotas. Reconhece que o rendimento abaixo do esperado na partida deste domingo e diz que a equipe deve evitar a acomodação dentro de campo.
— Não posso enganá-los dizendo que o Grêmio teve uma atuação brilhante. Não fomos convincentes. Mas nao dá para apontar um ou outro culpado. Foi a equipe toda que perdeu. Faltou um pouco de esmero. Poderíamos ter marcado vários gols, mas não saíram — disse Luxa, para completar:
— Para ganhar campeonato, temos que crescer sempre. Matar um leão por dia. Se achar que tá tudo bom, estamos perdidos. Arrumar desculpa é facil, se perdeu jogadores, tem que vencer igual, nao pode culpar isso.
Mesmo com o desfalque de três titulares por conta de lesão nas últimas duas partidas - Kleber, Gilberto Silva e Werley - Luxemburgo não utiliza a situação como desculpa. O técnico diz que a equipe precisa estar preparada para as possíveis perdas que podem acontecer durante a temporada.
— Seria muito fácil para eu dizer que estávamos totalmente desfalcados. Mas também ganhamos lá de cinco (contra o Novo Hamburgo) e estávamos sem alguns jogadores. Claro que são atletas importantes, mas independente de quem jogou, não foi uma boa atuação. E para ganhar campeonato tem que jogar bem mesmo perdendo jogadores — complementou o técnico.
Mesmo com a derrota contra o Pelotas, o Grêmio garantiu o primeiro lugar do Grupo 2. Como o Veranópolis empatou diante do Cruzeiro-POA, chegou aos 10 pontos e não pode mais chegar aos 15 pontos na última rodada.
O time de Vanderlei Luxemburgo fecha a participação na fase de classificação da Taça Farroupilha contra o Caxias, no próximo domingo, a partir das 16h, no Olímpico. Antes disso, enfrenta o Ipatinga em Minas Gerais, pelo primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira.
Fonte: Zero Hora
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Mais de 800 atletas participam da 6ª Corrida do MPRO
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã deste domingo (25/1), a 6ª Corrida do MPRO, em Porto Velho, em comemoração aos 44 anos de

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), divulgou a relação atualizada dos espaços esportiv

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA
Aos 42 anos a acreana Jerusa Geber é tetracampeã mundial dos 100 metros T11 (deficiência visual), chegando a 13 pódios em Mundiais, além de várias med

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade
O futebol brasileiro promete movimentar Porto Velho nesta quarta-feira (17), com jogos decisivos envolvendo três clubes que figuram entre as maiores t
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)