Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 12h01
São Paulo finaliza os preparativos para receber 15 delegações estrangeiras e mais de 390 mil visitantes durante a Copa do Mundo de 2014. Na área de segurança, o Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), localizado na região central da capital paulista, já está pronto para o Mundial.
A operação especial de segurança para a principal competição de futebol do planeta irá operar com todos seus representantes a partir de 10 de junho, dois dias antes da partida de abertura entre a Seleção Brasileira e a Croácia, na Arena Corinthians, e vai até 18 de julho, cinco dias após o término da competição. O centro irá funcionar durante 24 horas, sete dias por semana.
Instalado em um imóvel da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o CICCR terá à disposição as imagens de cerca de 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, 30 delas estão localizadas no entorno da Arena Corinthians, em Itaquera (Zona Leste da capital). No videowall (grande parede que agrupa inúmeras TVs) podem ser projetadas até 45 imagens de uma só vez. Ao todo, 60 órgãos públicos trabalharão em conjunto no local.
As autoridades ainda terão à disposição cinco Centros de Controle Móveis – três carretas e duas plataformas de observação elevada. O equipamento será utilizado pela Polícia Militar para monitorar os jogos e outros eventos relacionados à Copa.
“O CICCR de São Paulo estará interligado com os demais centros das outras 11 cidades-sede. Isso permite uma mobilização, tanto de combate ou prevenção, para solucionar qualquer crise que possa acontecer e uma articulação com outros estados caso seja necessário. Isso é muito importante, pois as decisões terão que ser tomadas rapidamente. Qualquer crise que acontecer, este Centro Integrado de Controle e Comando Regional estará monitorando e pronto para resolver”, disse Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo e coordenador do Comitê Paulista.
“Teremos aqui quatro áreas importantes: uma área de segurança e defesa, uma de defesa civil e bombeiros, uma de agências e uma de mobilidade e trânsito. Cada uma destas áreas, com inúmeros atores, sejam eles dos Governos Federal, Estadual e Municipal. O Centro Integrado de Controle e Comando Regional tem grande importância, pois irá monitorar as áreas do estádio e do entorno, além das Fan Fests e dos locais com maior reunião de público”, analisou o governador Geraldo Alckmin após visitar o equipamento nesta segunda-feira (26.05).
Ao término do Mundial no Brasil, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional ficará para a população de São Paulo. O local terá administração compartilhada entre as Secretarias de Segurança Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional. O local será coordenado por um delegado da Polícia Federal.
Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX
A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes
A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora
Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas
Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d
Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional
Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi