Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Manifestantes fazem atos alternativos a passeatas na Copa


 
Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Com manifestações esvaziadas, ativistas mudam de estratégia. As conversas, os panfletos e os atos lúdicos têm ganhado as ruas. Foi o que aconteceu hoje (4) em Fortaleza, onde a seleção brasileira enfrenta a Colômbia, no Estádio Castelão, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Em ato organizado pelo Comitê Popular da Copa, um grupo de 50 pessoas visitou a comunidade Caminho das Flores, removida parcialmente pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O VLT deve integrar duas grandes áreas da capital cearense, ligando Parangaba ao Mucuripe. De acordo com o portal Copa Transparente, a intenção é ligar a região hoteleira da cidade à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, gerando conexão ao entorno do Estádio Castelão. Segundo o governo do Ceará, estão sendo investidos mais de R$ 270 milhões em uma obra que gerou mais de 2,3 mil processos de indenizações aos moradores do local e não ficou pronta para o Mundial.

Nesta sexta-feira, os ativistas visitaram aqueles que resistiram às remoções para construção da Estação Parangaba. Lá entregaram panfletos, com sete perguntas e respostas sobre os impactos das obras para o Mundial.

"A gente avalia que esse tipo de manifestação de rua, que aconteceu bastante em junho, nao é mais tão atrativo para alguns setores da sociedade. Os panfletos tiveram aceitação, são canal de diálogo direto", diz o integrante da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, Roger Pires.

Segundo ele, apesar da ação ser menos visível, "no corpo a corpo funciona melhor". O grupo planeja repetir a estratégia na final da Copa do Mundo, que será no Rio de Janeiro, no próxima dia 13. Em Fortaleza, eles planejam ir para a Fifa Fan Fest, com fotos das comunidades atingidas pelas grandes obras.

A estratégia alternativa às passeatas foi usada também em Salvador. No último dia 16, ativistas entregaram flores de papel crepom com frases de protesto em inglês, português e alemão aos torcedores, e pediram que as flores fossem erguidas a cada gol na partida da Alemanha e Portugal, na Arena Fonte Nova.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)