Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Manifestantes fazem atos alternativos a passeatas na Copa


 
Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Com manifestações esvaziadas, ativistas mudam de estratégia. As conversas, os panfletos e os atos lúdicos têm ganhado as ruas. Foi o que aconteceu hoje (4) em Fortaleza, onde a seleção brasileira enfrenta a Colômbia, no Estádio Castelão, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Em ato organizado pelo Comitê Popular da Copa, um grupo de 50 pessoas visitou a comunidade Caminho das Flores, removida parcialmente pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O VLT deve integrar duas grandes áreas da capital cearense, ligando Parangaba ao Mucuripe. De acordo com o portal Copa Transparente, a intenção é ligar a região hoteleira da cidade à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, gerando conexão ao entorno do Estádio Castelão. Segundo o governo do Ceará, estão sendo investidos mais de R$ 270 milhões em uma obra que gerou mais de 2,3 mil processos de indenizações aos moradores do local e não ficou pronta para o Mundial.

Nesta sexta-feira, os ativistas visitaram aqueles que resistiram às remoções para construção da Estação Parangaba. Lá entregaram panfletos, com sete perguntas e respostas sobre os impactos das obras para o Mundial.

"A gente avalia que esse tipo de manifestação de rua, que aconteceu bastante em junho, nao é mais tão atrativo para alguns setores da sociedade. Os panfletos tiveram aceitação, são canal de diálogo direto", diz o integrante da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, Roger Pires.

Segundo ele, apesar da ação ser menos visível, "no corpo a corpo funciona melhor". O grupo planeja repetir a estratégia na final da Copa do Mundo, que será no Rio de Janeiro, no próxima dia 13. Em Fortaleza, eles planejam ir para a Fifa Fan Fest, com fotos das comunidades atingidas pelas grandes obras.

A estratégia alternativa às passeatas foi usada também em Salvador. No último dia 16, ativistas entregaram flores de papel crepom com frases de protesto em inglês, português e alemão aos torcedores, e pediram que as flores fossem erguidas a cada gol na partida da Alemanha e Portugal, na Arena Fonte Nova.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal