Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Luxa prioriza marcação em relação ao ataque no Grêmio


Adriano de Carvalho
Zero Hora

O técnico Vanderlei Luxemburgo se baseia na cautela para definir a postura do time do Grêmio dentro de campo. Devido aos desfalques originados por lesões nas últimas partidas, o treinador precisa remontar uma equipe que tem sete jogadores fora de combate: Kleber, Marcelo Moreno, Mário Fernandes, Marco Antônio, Gilberto Silva, Vilson e Saimon. Assim, o treinador prioriza um perfil mais defensivo para evitar surpresas no Gauchão e na Copa do Brasil.

Diante do Ipatinga foi assim. O treinador formou a equipe no esquema 3-5-2 e voltou de Minas Gerais com uma vitória por 1 a 0 para decidir a classificação dentro do Olímpico. Com o êxito da estratégia, Luxa acredita que deveria ter feito o mesmo diante do Pelotas no último domingo, no jogo que marcou sua primeira derrota no comando tricolor.

— O Grêmio tem que ter mais convicção de marcação do que de ataque. Acho que errei em não colocar três zagueiros contra o Pelotas. Me equivoquei em não ter tomado a mesma decisão que tive lá em Ipatinga. Quero que os torcedores acreditem no nosso trabalho. Temos que reconhecer o nosso momento e trabalhar em cima disso para que o time fique consistente e forte de novo na nossa realidade — aponta Luxemburgo.

A postura mais cautelosa contra o Ipatinga também se explica pela estreia na Copa do Brasil diante do River Plate em Sergipe. Naquela oportunidade, o Grêmio saiu perdendo por dois a zero e precisou buscar a virada no final do jogo.

— Ninguém entendeu o porque dos três zagueiros lá em Ipatinga. A virtude do técnico é saber recuar com o que tem em mãos. Neste momento, não dá para jogar exposto, em cima do adversário. Se a gente sofresse dois gols como sofremos em Sergipe, talvez a gente não conseguiria recuperar aqui no Olímpico. Para que eu possa ter possibilidades na Copa do Brasil e do Gauchão, não posso estar vulnerável. Essa é a realidade — complementa o treinador.

Apesar da sina de desfalques nos últimos jogos, Luxemburgo não se lamenta. O treinador isenta a preparação física e acredita que a sequência de partidas do time do Grêmio acaba expondo os jogadores a possíveis lesões.

— Jogador de futebol está propenso à lesão. Não tem porque conversar com departamento médico e físico. Se pegar lesão de pancada como foi a do Kleber e do Gilberto Silva, é normal. Não existe erro de preparação física. É sequência de jogos, pode acontecer — acredita.

O treinamento deste sábado deve definir o time do Grêmio que enfrenta o Caxias neste domingo, a partir das 16h, no Estádio Olímpico. Vanderlei Luxemburgo encaminha a equipe com: Victor, Gabriel, Naldo, Werley e Julio Cesar; Fernando, Souza, Léo Gago e Marquinhos; Bertoglio (Leandro ou Miralles) e André Lima.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal