Sábado, 7 de abril de 2012 - 16h07
Adriano de Carvalho
Zero Hora
O técnico Vanderlei Luxemburgo se baseia na cautela para definir a postura do time do Grêmio dentro de campo. Devido aos desfalques originados por lesões nas últimas partidas, o treinador precisa remontar uma equipe que tem sete jogadores fora de combate: Kleber, Marcelo Moreno, Mário Fernandes, Marco Antônio, Gilberto Silva, Vilson e Saimon. Assim, o treinador prioriza um perfil mais defensivo para evitar surpresas no Gauchão e na Copa do Brasil.
Diante do Ipatinga foi assim. O treinador formou a equipe no esquema 3-5-2 e voltou de Minas Gerais com uma vitória por 1 a 0 para decidir a classificação dentro do Olímpico. Com o êxito da estratégia, Luxa acredita que deveria ter feito o mesmo diante do Pelotas no último domingo, no jogo que marcou sua primeira derrota no comando tricolor.
— O Grêmio tem que ter mais convicção de marcação do que de ataque. Acho que errei em não colocar três zagueiros contra o Pelotas. Me equivoquei em não ter tomado a mesma decisão que tive lá em Ipatinga. Quero que os torcedores acreditem no nosso trabalho. Temos que reconhecer o nosso momento e trabalhar em cima disso para que o time fique consistente e forte de novo na nossa realidade — aponta Luxemburgo.
A postura mais cautelosa contra o Ipatinga também se explica pela estreia na Copa do Brasil diante do River Plate em Sergipe. Naquela oportunidade, o Grêmio saiu perdendo por dois a zero e precisou buscar a virada no final do jogo.
— Ninguém entendeu o porque dos três zagueiros lá em Ipatinga. A virtude do técnico é saber recuar com o que tem em mãos. Neste momento, não dá para jogar exposto, em cima do adversário. Se a gente sofresse dois gols como sofremos em Sergipe, talvez a gente não conseguiria recuperar aqui no Olímpico. Para que eu possa ter possibilidades na Copa do Brasil e do Gauchão, não posso estar vulnerável. Essa é a realidade — complementa o treinador.
Apesar da sina de desfalques nos últimos jogos, Luxemburgo não se lamenta. O treinador isenta a preparação física e acredita que a sequência de partidas do time do Grêmio acaba expondo os jogadores a possíveis lesões.
— Jogador de futebol está propenso à lesão. Não tem porque conversar com departamento médico e físico. Se pegar lesão de pancada como foi a do Kleber e do Gilberto Silva, é normal. Não existe erro de preparação física. É sequência de jogos, pode acontecer — acredita.
O treinamento deste sábado deve definir o time do Grêmio que enfrenta o Caxias neste domingo, a partir das 16h, no Estádio Olímpico. Vanderlei Luxemburgo encaminha a equipe com: Victor, Gabriel, Naldo, Werley e Julio Cesar; Fernando, Souza, Léo Gago e Marquinhos; Bertoglio (Leandro ou Miralles) e André Lima.
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Mais de 800 atletas participam da 6ª Corrida do MPRO
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na manhã deste domingo (25/1), a 6ª Corrida do MPRO, em Porto Velho, em comemoração aos 44 anos de

Semtel mapeia e mantém 18 espaços públicos de esporte e lazer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), divulgou a relação atualizada dos espaços esportiv

NO MUNDO DOS ESPORTES - A TETRA E O GUIA
Aos 42 anos a acreana Jerusa Geber é tetracampeã mundial dos 100 metros T11 (deficiência visual), chegando a 13 pódios em Mundiais, além de várias med

Final do Mundial e da Copa do Brasil serão transmitidas no Parque da Cidade
O futebol brasileiro promete movimentar Porto Velho nesta quarta-feira (17), com jogos decisivos envolvendo três clubes que figuram entre as maiores t
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)