Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

Documentos da Confederação Brasileira de Xadrez comprovam irregularidades da FRX, incluindo inadimplência e falta de aptidão para votar em eleições


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de suspensão da Assembleia Geral Ordinária Eleitoral da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), ocorrida em 29 de dezembro de 2024. A decisão judicial destacou a falta de provas concretas de irregularidade por parte da CBX e ainda exigiu que a FRX comprove sua hipossuficiência financeira para ter direito à gratuidade de justiça – sob pena de ter a ação extinta sem análise do mérito.

Inadimplência e inaptidão da FRX confirmadas pela CBX

Enquanto a FRX alega exclusão arbitrária do processo eleitoral, documentos públicos disponíveis no site oficial da CBX demonstram que a federação rondoniense está formalmente inadimplente e, por isso, inapta a votar. De acordo com o Estatuto da CBX (Art. 24), federações só podem participar de assembleias se estiverem em dia com suas obrigações financeiras e documentais – requisito que a FRX não cumpriu.

A lista de federações aptas divulgada pela CBX antes da assembleia não inclui a FRX, e a Justiça considerou que não houve ilegalidade nessa exclusão. A magistrada ressaltou que não há indícios de arbitrariedade e que a autonomia das entidades desportivas, garantida pela Constituição Federal (Art. 217), deve ser respeitada.

A FRX não mantém vínculo ativo com a CBX há anos, não promove torneios oficiais e não regularizou sua situação financeira – fatores que justificam sua exclusão do processo eleitoral.

Transparência x Interesses Políticos

A decisão judicial reforça a legalidade da CBX e expõe a fragilidade da FRX, que judicializa a questão. Enquanto a comunidade enxadrística de Rondônia clama por seriedade, a FRX insiste em batalhas judiciais infundadas.

O xadrez merece mais que jogos políticos. Merece ética, competência e respeito às regras.

Fontes consultadas:

Site oficial da CBX

Processo Judicial nº 706XXXX-54.2024.8.22.0001 (TJ-RO)

Estatuto da Confederação Brasileira de Xadrez (Art. 21, 23 e 24)

Constituição Federal (Art. 217)

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Atletas especiais de Porto Velho rumo às Olimpíadas

Começa nesta quinta-feira (26) a 12ª Olimpíadas Especiais das APAEs de Rondônia, que acontece em Ji-Paraná até o próximo domingo, reunindo atletas d

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Skatista Igor Macha conquista segunda colocação em Competição Nacional

Na cidade de Pará de Minas Gerais, neste último fim de semana, houve um movimentado Campeonato de Skate na Categoria Master. Participaram 38 competi

NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia

NBS Telecom apoia o projeto Vôlei & Saúde e fortalece o esporte amador em Rondônia

A NBS Telecom anuncia com orgulho seu apoio ao projeto Vôlei & Saúde, uma iniciativa amadora e inclusiva que há quase uma década promove o acesso ao

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)