Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Handebol da Metropolitana conquista Bronze no JUBs


Chegou ao fim neste domingo (13) o maior evento esportivo acadêmico do país, as Olimpíadas Universitárias JUBs 2011. Durante dez dias, a cidade paulista de Campinas recebeu cerca de 3.000 atletas para a disputa de oito modalidades - atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez. Participaram da competição 194 Instituições de Ensino Superior dos 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal.

A Faculdade Metropolitana participou das Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011com sua Equipe de Handebol Feminino que conseguiu medalha de bronze, conquistando o terceiro lugar da 1ª divisão do handebol feminino universitário. Segundo o coordenador de esportes da Metropolitana, trata-se de um título inédito para o handebol rondoniense.

“Ontem foi realizado a semifinal e perdemos com o seguinte resultado: FACEX/RN - 24 X 20 - FAMETRO/RO, deixando escapar a chance de disputarmos o título. Porém, na decisão de 3º e 4º lugares, o resultado foi o seguinte: FAMETRO/RO - 27 X 26 - FAMA/MA. Dessa forma, conquistamos um título inédito para o handebol rondoniense. Estamos levando no peito uma medalha de uma das maiores competições do Brasil. Estamos levando para nossa faculdade um troféu almejado por faculdades e universidades de todo o Brasil. Podemos melhorar e com certeza em 2012 trocaremos o bronze pelo ouro do 1º lugar. Temos um time de talento para isso. Só quero agradecer as meninas pelo esforço e a direção da faculdade pelo apoio e atenção prestados a toda a equipe”, declarou o professor Erasmo Mesquita.
 

JUBs 2011

O diretor geral das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 e Gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner, destacou a importância do evento em Campinas. "Pelo sexto ano consecutivo organizamos a competição que se tornou uma referência no calendário esportivo nacional. Agradecemos a prefeitura de Campinas pelo empenho em sua realização e o povo campineiro pelo seu carinho. Esperamos ter deixado importantes legados para a cidade, que foi a primeira do estado de São Paulo e da região Sudeste a sediar as Olimpíadas Universitárias", disse Edgar.

O evento contou com a presença de atletas com participações em Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Campeonatos Mundiais, como Rosângela Santos, Sabine Heitling e Thiago Salles, do atletismo; João Luiz Gomes Jr, Henrique Martins e Edvaldo Valério, o Bala, da natação; Fabiana Manfredi e Ivana da Silva, do basquete; os jogadores de handebol Maik Morelli, Fábio Vanini, Guilherme Oliveira e Franklin Bezerra; além das judocas Edinanci Silva, Giulia Penalber e Raquel Silva. A competição também mostrou o surgimento de novos talentos com potencial para despontar no cenário nacional e internacional.

O superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, falou sobre a importância do atleta de alto rendimento pensar na transição de carreira, que será mais fácil se já estiver cursado uma Universidade. "Enquanto está no auge de sua primeira profissão, o atleta se prepara para o mercado de trabalho. E quanto tiver que parar de participar de competições internacionais, já estará fazendo essa transição", disse Marcus Vinícius. "Seja qual for sua escolha, estará levando em seu currículo toda a bagagem dos valores do esporte, que valem muito também no mundo corporativo, tais como trabalho em equipe, foco no resultado, respeito pelos colegas e adversários, importância da hierarquia, respeito às regras etc", destacou Marcus.

A partir de agora as atenções se voltam para a cidade paranaense de Foz do Iguaçu, sede da edição de 2012, também no mês de novembro. Três cidades são candidatas à sede da competição universitária em 2013: Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Natal (RN). A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) irá definir, no dia 30 de maio do próximo ano, o local do evento.
 

Destaques de cada modalidade

Atletismo

Destaque para duas medalhistas do Pan Guadalajara 2011: a carioca Rosangela Santos (UCB-RJ) e a gaúcha Sabine Letícia Heitling (UNISC-RS), além do carioca Thiago de Jesus Sales (Universo-RJ). Rosangela ganhou a medalha de ouro nos 100m rasos e no 4x100m rasos; Sabine foi campeã nos 3000m com obstáculos e nos 1500m rasos e bronze nos 4x400m. E Thiago foi o vencedor em três provas: 400m com barreiras, 4x100m e 4x400m rasos. No feminino, por Instituição de Ensino, a primeira colocada foi a Universidade Castelo Branco (RJ), com 132 pontos, seguida da Universidade Paulista (SP), com 128 pontos, e da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 94 pontos. Já no masculino, a liderança foi da Universidade Salgado de Oliveira (RJ), com 160 pontos. A Universidade Castelo Branco (DF), com 156 pontos, ficou na segunda posição seguida da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 98,5 pontos.
 

Basquete

Na final do torneio feminino da Divisão Especial, a Uniasselvi (SC) superou a Uni Sant'anna (SP) por 74 a 66 e garantiu o título invicto, O terceiro lugar ficou com a Universidade Castelo Branco (RJ). No masculino, a Uni Sant'anna (SP) foi campeã com a vitória sobre a Unoesc (SC) por 91 a 87. A Cescage (PR) ficou na terceira posição. Na Primeira Divisão feminina, ouro para a SECAL (PA) e prata para a UFPA (PA). No masculino, a Fasipe (MT) foi a campeã e a UFU (MG) a vice. As duas primeiras colocadas da Primeira Divisão garantiram a vaga na Divisão Especial em 2012.
 

Futsal

A Unisul (SC) garantiu o título do torneio masculino da Divisão Especial ao superar a Upis (DF) por 5 a 2, na prorrogação. Na disputa do bronze a Unifor (CE) goleou o Anhembi-Morumbi (SP) por 6 a 4. No feminino, as catarinenses da Unesc levaram a melhor sobre a Unifor (CE) por 5 a 2. A Faculdade Dom Bosco (PR) derrotou a Unip (SP) por 3 a 2 e garantiu a medalha de bronze. Na Primeira Divisão as duas primeiras colocadas que se classificaram para a Divisão Especial em 2012 foram UCB-DF (campeã) e Ulbra-RS (vice), no feminino; e IJN/Faro-RO (campeã) e Estácio Atual-RR (vice).
 

Handebol

O campeão do torneio masculino da Divisão Especial foi a UNIP (SP), com um time de astros, que contou com Maik, Vanini, Gui e Diógenes. A medalha de prata foi para o AESO (PE) e a de bronze ficou com a UCB (RJ). No feminino, a Universidade Paranaense, de Cianorte (PR), conquistou o título. O time paranaense era formado por quatro jogadoras que conquistaram a inédita medalha olímpica nos Jogos da Juventude de Cingapura 2010: as pontas Larissa Araujo e Daise Souza, a Dadá, a armadora Keila Alves e a pivô Fernanda Marques. A segunda colocada foi a Doctum/FABAVI (ES) seguida da AESO (PE). Na Primeira Divisão, com vaga garantida na Especial 2012, a campeã foi a FACEX (RN), vice a FASIPE (MT), ficando a Fametro/RO em terceiro lugar, no feminino. No masculino a campeã e vice foram: UCB (DF) e CEAP (AP).
 

Judô

Bicampeã dos Jogos Pan-americanos e com participação em quatro edições dos Jogos Olímpicos, a judoca paraibana Edinanci Silva fez sua estreia nas Olimpíadas Universitárias, defendendo a UNIP-SP. Aos 35 anos, a judoca foi o destaque da modalidade ao ganhar duas medalhas de ouro, no meio-pesado e na absoluto. Destaque ainda para o judô pauiense com Stanley Torres e Francinaldo Segundo, o gigante de 1,90m e 145kg, Na classificação geral, por Instituição de Ensino, as primeiras colocadas foram a Universidade Paulista (UNIP-SP), no feminino, e Universidade Castelo Branco (UCB-DF), no masculino.
 

Natação

Henrique Martins, Jéssica Veronez, Larissa Oliveira e Betina Lorcheitter, todos da UNIP (SP), deixaram Campinas (SP) somando, juntos, 23 medalhas de ouro. Destaque para Larissa Oliveira, com oito medalhas de ouro, e Henrique Martins, com cinco, que conquistaram o troféu de melhor índice técnico da competição. Na classificação geral feminina, a Universidade Paulista (UNIP-SP) terminou em primeiro lugar, com 340 pontos, seguida da Universidade Salgado de Oliveira (Universo-RJ), com 171pts, e da Faculdade Maurício de Nassau (PE), com 79,5pts. No masculino, a UNIP também foi a primeira colocada com 315 pontos. Em segundo terminou a Universo (RJ), com 111,5 pontos, e, em terceiro, o Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA-MA), com 88 pontos.
 

Vôlei

Na Divisão Especial feminina a medalha de ouro ficou com a Universidade Paulista (UNIP-SP), que derrotou na final a UNOChapecó (SC) por 3 a 2 (18/25, 19/25, 27/25, 25/22 e 15/11). Na decisão masculina, o título ficou com a equipe da Faculdade Politécnica (MG), que ganhou da Faculdade Maurício de Nassau (FMN-PE) por 3 a 0 (25/19, 25/17 e 25/12). Na Primeira Divisão, as duas primeiras colocadas que garantiram o acesso à Divisão Especial em 2012 foram: UCDB (MS) e Universo (RJ), no feminino, e Universo (RJ) e FAA (GO), no masculino.
 

Xadrez

No masculino, a competição reuniu 20 enxadristas ranqueados na Federação Internacional de Xadrez (FIDE), sendo três Mestres Internacionais (MI). E um deles, o pernambucano Vinícius Tiné, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-PE), conquistou a medalha de ouro ao somar 6,5 pontos em sete partidas disputadas. A prata ficou com o paranaense Ernani Francisco Choma (UTF-PR) e o bronze com o paulista Marcos Vinicius Pires (UFSCAR-SP). No feminino, a campeã foi Janine Martinez, da Universidade Paulista (UNIP-SP), com 6 pontos. Na segunda posição ficou Vivian Heinrichs, também da UNIP-SP. E Cintia Rocha Leão, da UNIPAR-PR, foi a terceira colocada. Na classificação geral por Instituição de Ensino as primeiras colocadas foram a UNIP-SP, no feminino, e a UFRN, no masculino.

fonte: Sergio Mello

 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal