Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Fluminense pega o ameçado Galo


O Fluminense recebe o Atlético-MG neste sábado, às 18 horas (de Brasília), no Engenhão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro disposto a conquistar uma vitória para se manter na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Atualmente, o Tricolor é o quinto colocado com 50 pontos, mas estaria na competição continental beneficiado pelo fato de o atual vice-líder, o Vasco, já estar garantido por ter vencido a Copa do Brasil.

A vitória para o Fluminense, porém, não será importante apenas por isso. Um bom resultado diante do ameaçado time mineiro manteria, também, o sonho do título no time das Laranjeiras, que está embalado por conta das duas vitórias anteriores, 3 a 1 sobre o Coritiba e 2 a 1 sobre o Palmeiras. Situação completamente diferente vive o Atlético, que perdeu por 2 a 0 para o Vasco na rodada passada e amarga a zona de rebaixamento, na 17ª colocação com 30 pontos.

Preocupados com a necessidade de vitória, os jogadores do Fluminense trataram de convocar os torcedores para apoiar o time no Engenhão. A diretoria fez várias promoções a fim de facilitar o acesso. "Sabemos que será um jogo complicado, nervoso pela necessidade de vitória das duas equipes. Portanto, precisamos deixar o sinal de alerta ligado para não termos surpresas. Em momentos decisivos como esse do Brasileiro, quando cada partida se torna uma decisão, o apoio da torcida é fundamental, pois temos que contar com todas as armas que aparecem a nossa disposição", afirmou o goleiro Diego Cavalieri.

A situação do Atlético não ilude os tricolores em relação a possíveis facilidades no duelo deste sábado. O fato de enfrentar um adversário na zona de rebaixamento não é comemorado. Principalmente depois do que aconteceu com o próprio Tricolor em 2009. Naquela ocasião, a equipe das Laranjeiras tinha a queda dada como certa pelos matemáticos, mas conseguiu uma grande arrancada e conseguiu a sua permanência na elite nacional, dando início ao apelido de "time de guerreiros". Evitar que a reação do Galo comece agora é a meta do Fluminense, ainda mais porque o técnico do time mineiro, Cuca, era o comandante do Tricolor em 2009.

"O Cuca é um detalhista, sabe armar bem seus times e conhece como poucos esse elenco do Fluminense. Justamente por isso que preciso tomar muito cuidado com o que pode ser vazado em termos de informações. Será um jogo muito complicado, pois temos desfalques importantes e vamos pegar uma equipe que precisa muito da vitória. Mas temos que passar por cima disso tudo e somar três pontos", disse o técnico do Tricolor, Abel Braga.

Para o duelo, o meia Marquinho e o atacante Fred receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Palmeiras e terão que cumprir suspensão. No meio-campo, o argentino Lanzini será o escolhido, auxiliando o brasileiro naturalizado português Deco na criação de jogadas. Edinho, que retorna de suspensão, completa o setor com Fernando Bob, que ganha mais uma oportunidade começar entre os titulares depois de ter tido bom desempenho contra os palmeirenses.

No ataque, sem homens de referência, a tendência é que Rafael Sobis e Martinuccio sejam escalados. Os zagueiros Digão e Gum seguem entregues ao departamento médico e a zaga será formada por Leandro Euzébio e Márcio Rosário. Recuperado de uma fratura na costela, o volante Diguinho pode ser relacionado para começar a partida entre os reservas.

No Atlético-MG, o técnico Cuca terá reforços importantes para tentar repetir o feito do primeiro turno, quando o Galo venceu o Fluminense por 1 a 0, no Ipatingão. O zagueiro Réver, o volante Pierre e o meia Bernard, que cumpriram suspensão diante do Vasco voltam ao time titular. O comandante alvinegro ainda poderá contar com Daniel Carvalho e Triguinho, que estão recuperados de contusão.

Em contrapartida, Cuca perde o volante Serginho, que foi expulso na rodada passada, em partida contra o Vasco. Os atacantes Magno Alves e Guilherme, que vinham formando a dupla ofensiva do Galo estão lesionados e ficam de fora do duelo diante do time das Laranjeiras. Com isso, André ganha nova chance de mostrar serviço no ataque alvinegro.

Contra os cariocas, o Galo vai tentar quebrar um tabu de jamais ter vencido uma partida no Engenhão, fato que não assusta o zagueiro Réver, que vai voltar ao time do Atlético-MG, após ter cumprido suspensão diante do Vasco. Segundo o defensor, o momento não é de pensar no tabu, e sim no Fluminense, jogo considerado fundamental por Réver.

"Acho que temos que parar de ficar pensando nisso. Uma hora a vitória vai vir naturalmente. A gente faz uma expectativa muito grande do Engenhão, mas tem que enfrentar o adversário, não o Engenhão. Se o gramado lá estiver ruim, como estava, vai ser para as duas equipes, então acho que independente de jogar no Engenhão, temos que atuar com o objetivo de vencer. Se vamos quebrar um tabu ou não, é outra história", declarou.

Fonte: GE.Net / Gazeta Press e Wanderson Lima

 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal